História da Igreja de Santo Antônio
Autor: Sandro Aranha
Fonte: Sorocaba Atravez da História
Sexta-feira, 13 de Novembro de 2020
Última atualização: 14/11/2020 20:45:31

Anteriormente falamos sobre as Igrejas de Santo Antônio que ficavam no centro da cidade, hoje vamos conhecer um pouco da história das Igrejas de Santo Antônio que ficavam no além-ponte...

No dia 27 de Outubro de 1874 o Município de Sorocaba doou um terreno à Igreja no entroncamento da Avenida São Paulo com a Rua Martins de Oliveira, que sob os cuidados da Catedral Metropolitana de Sorocaba, foi erguida a capela de Santa Cruz.

Mais tarde, com a criação da Paróquia de Bom Jesus, a capela de Santa Cruz passa a ser administrada por esta. Por muitos anos todos os ofícios religiosos e grandes festejos anuais no dia de Santa Cruz, em 3 de maio, foram realizados nesta capela.

Em 1922 o senhor Luiz Morgado, dono de muitos terrenos no bairro, construiu na Rua Martins de Oliveira uma capela de 4x8 metros para Santo Antônio onde passaram a ser realizados alguns ofícios religiosos. No ano de 1956, frei Achilles reformou esta capela e adicionou um salão de 8x20 metros, passando a celebrar missas aos domingos naquele local.

Apesar de tudo isso, em poucos anos, a capela não satisfazia o crescente aumento da comunidade religiosa, conduzindo a pensamentos de construção de uma nova e grande igreja na esquina da capela de Santa Cruz.

Porém, descobriu se que aquele terreno doado em 1874 não possuía escritura e não se sabia o total da área ofertada. Essa questão foi encaminhada a Câmara Municipal de Sorocaba para que conseguisse uma seleção favorável à Igreja. Assim, com a escritura e a delimitação da área do terreno de 25x70 metros, designou se um arquiteto da cidade do Rio de Janeiro para projetar essa grande igreja para a cidade.

O projeto feito por este arquiteto foi aprovado pelo Bispo Dom José Carlos Aguirre e recebido pelo povo com muito entusiasmo. Em seguida, Frei Achilles realizou uma reunião com toda a comunidade para organizar e construir a nova igreja.

No dia 14 de Outubro de 1964, o Ilmo. Bispo Dom José Carlos Aguirre abençoou a pedra fundamental da nova igreja e realizou uma missa no local, contando com a participação de autoridades civis, militares e o povo.

Em 1967 com a nova igreja já coberta, começou se a celebrar ao menos aos domingos, todas as missas neste local.

No dia 11 de Outubro de 1970, Dom José Melhado Campos, Administrador Apostólico da Diocese de Sorocaba, decretou a elevação da Igreja à Paróquia, e que esta fosse dedicada a Santo Antônio da venerável Ordem dos Frades Menores.

Atualmente ela se destaca imponente ao lado da Avenida São Paulo, chamando a atenção a todos através da sua linda arquitetura.

Temas relacionados
Capelas e igrejas sorocabanas
Galerias de imagens
Avenida São Paulo
157 imagens

testeselect * from materias where id = 54
1 de Janeiro de 1980
Chacará dos Padres
18 de Dezembro de 2020
Onde Foram Parar os TRENS do Brasil? Por Que o Brasil não tem Trens?
1 de Janeiro de 2021
Esclarecimentos sobre a Casa dos Padres
1 de Janeiro de 1900
A ESTRADA DOS PROTESTANTES E OS PRIMEIROS PRESBITERIANOS EM VOTORANTIM
1 de Janeiro de 1900
Praça 9 de Julho, Largo de Pito Aceso e outras histórias
18 de Fevereiro de 1981
Sobre o rompimento do "tancão" da vila Barão/Nova Esperança
10 de Fevereiro de 2021
O mistério da Casa dos Padres, que assombrou gerações em Sorocaba e Votorantim
12 de Agosto de 2017
Documentário mostra "descoberta" de um marco oculto de Sorocaba


Novas imagensExibir por anoGalerias de imagensArtigos MatériasTemas
Hoje na HistóriaProcurar no siteCidadesReceber atualizaçõesBiografias por categoria
Página no FacebookAutores Biografias<


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Simone Garcia
João Libero
Amora G. Mendes, Matheus Carmine