Biografias
 Eventos
 Imagens RedeSocial



¹²³
Qual teria sido o destino de "Generoso"?
24/09/2021 01:40:40

Entre os eventos ocorridos em Sorocaba, o assassinato cometido pelo escravizado "Generoso", em abril de 1875, sempre me chamou atenção, e despertava curiosidade a cada vez que lia os diversos textos já publicados aqui mesmo no Facebook.

As publicações sempre continham, naturalmente, mais detalhes sobre o vítima, Fernando Lopes de Souza Freire, afinal, ele era o homem mais "abastado" da cidade e também o presidente da câmara municipal.

Decidido a saber mais sobre o ocorrido e, principalmente sobre o assassino e o seu destino final, fiz uma pesquisa e encontrei registros que fornecem mais detalhes.

A VÍTIMA

Fernando Lopes de Souza Freire nasceu em 1826, filho do primeiro proprietário da Fazenda São Bento (atual Faculdade de Direito), Dr. José Maria de Souza.

Seu pai foi o primeiro advogado formado de Sorocaba. Iniciou a construção de um casarão em suas terras em meados de 1840, mas faleceu antes de vê-lo finalizado, ficando inacabado por um tempo.

Fernando Lopes de Souza Freire foi casado com Francisca Leopoldina de Souza Freire, moravam na rua Dr. Braguinha, onde ele tinha o hábito de sentar-se na porta da frente de sua casa. Sua mulher Francisca, depois de um tempo, foi morar em São Paulo, aonde veio a falecer aos 96 anos, no dia 26 de fevereiro de 1939.

Em agosto de 1861 nasceu a filha do casal, Messias Freire.

Fernando era um dos maiores acionistas da Estrada de Ferro Sorocabana (imagem 4). Em sua época, ele tinha companheiros maçons na Câmara Municipal e fora dela: Olivério Pillar, João de Aguiar, Antonio Lopes de Oliveira e Ubaldino do Amaral são alguns deles.

Em março de 1872 (36 anos), juntamente com Antônio Elesbão da Costa e Silva, fundam uma sociedade para a venda de cavalhadas e tropas de bestas (imagem 5) remetidas do sul, o que seria uma vantagem a mais para os estancieiros, os quais, sem se incomodarem, poderiam vender seus animais na feira da cidade.

Em 1874 (38 anos) Fernando Lopes de Souza Freire passou a assinar apenas Fernando de Souza Freire (imagem 6).

O ASSASSINO

O assassino se chamava Francisco, era conhecido como “Generoso”, e tinha 26 anos quando assassinou Fernando de Souza Freire.

Descrito como mulato claro, cabelos lisos, estatura baixa, corpolento, barba rala, olhos pequenos, gateados, nariz pequeno e pontudo, beiços finos, dentes miúdos, pés grandes, achatados.

Se passava por branco, fala mansa, tinha o vício de embriagar-se; esteve por mais de seis meses na fazenda do tenente-coronel Fernando de Souza Freire, em Sorocaba, havia fugido da fazenda da Água-Branca, no distrito de Limeira, do tenente-coronel Antônio Mendes da Costa, a quem pertencia [1].

O ASSASSINATO

"Generoso" havia sido castigado pelo seu Senhor, Fernando, por ter furtado 600$00 e havia fugido quinze meses antes (imagem 1).

Na antevespera sendo encontrado pelo capatas de tropas do comendador Vergueiro, sentado junto á encruzilhada, conhecida por Cruz de Ferro, armando de bacamarte e faca. Foi por ordem de seu senhor espreitado por alguns escravos, dizendo estes que ele entrara em casa de Barbara de tal, no bairro da Terra Vermelha, o tenente-coronel obteve um mandato de prisão contra ele, sendo que a escolta já não o encontrou ali.

Ás 18:30 do dia 28 de abril de 1875, ocorreu o fato que encheu de consternação os habitantes de Sorocaba e trouxe o luto á uma família numerosa. Estavam diversas pessoas conversando á soleira da porta do palacete do tenente-coronel Fernando de Souza Freire, na antiga rua da Direita, atual Boulevard Braguinha, quando de súbito um estrondoso tiro de bacamarte soou, lançando por terra o mesmo tenente-coronel, que apenas pode pronunciar estas palavras: - eu morro... minha mulher... meus filhos... é o meu escravo Generoso.

O dr. Juiz municipal que descia a rua da Penha, aproximou-se do grupo, e perguntando ao tenente-coronel Fernando que estava prostado no chão: - o que é isso? Ainda ouviu-lhe aquelas mesmas palavras, perdendo logo o ofendido a fala.

O comendador Luiz Vergueiro, seu hospede, e que na ocasião conversava com o finado, disse que estavam todos sentados á porta, quando passando alguns amigos ergueram-se para falar-lhes, e que, retirando-se estes, ficou só Fernando de pé com as costas para a rua, quando dai a dois segundos viu o clarão do tiro, e cair aquele, voltado para o lado em que fugia o assassino, pronunciando em alta voz as palavras que acima deixamos ditas.

Foi de se admirar o sangue frio do assassino: aproveitando a sombra da noite, foi pelo lado da rua da Direita, e á queima-roupa desfechou o tiro que deu em resultado a morte de um respeitável cidadão e estremecido chefe de família [2].

Dia 29 foi sepultado Fernando de Souza Freire, sendo o seu "feretro" acompanhado por muitas pessoas gradas da cidade e por crescido número de irmãos da Misericórdia. Era o finado mais abastado cidadão desta cidade, genro do dr. José Maria de Souza e cunhado do dr. Assis Vieira Bueno.

FUGA E "FALSOS GENEROSOS"

Depois de ter disparado o tiro, houve um verdadeiro pânico, que fez com que as pessoas que ali estavam não O perseguissem. mais adiante, porém, ele que retirava-se e meia carreira, foi perseguido por dois escravzados do morto e dois moços, e pela luz que projetava o lampeão do hotel das Flores reconheceram-no.

Vendo-se este perseguido, parou na Travessa do Bom Jesus, e abrindo o ponche que estava, voltou-se de frente para os que o seguiem, e observando que estes também pararam, disparou em vertiginosa carreira, gritando também: "péga , péga".

Conseguindo escapar por um dos becos da rua do hospital, que conduzem ao brejo do Supiriri. A polícia bateu as matas circunvizinhas á cidade, voltando ao amanhecer sem conseguir capturá-lo.

Anúncios de "Procura-se" foram publicados (imagem 2) oferecendo uma grande recompensa em dinheiro a quem prendesse e recolhesse á cadeia de qualquer cidade. E no mês seguinte ao assassinato, foi preso, na capital, um negro, no circo equestre. Mas não era, como supunham, o escravizado "Generoso".

O que facilmente verificou-se por meio de uma fotografia do mesmo negro que se achava preso, remetida pelo Dr. chefe de polícia ao delegado em exercício Sr. capitão Sá Fleury. Era sim Firmino José ou José Firmino, que esteve por algum tempo na cidade, como camarada do Sr. Antonio da Costa e Silva, e com quem o carcereiro da cidade travára intimas relações, por hospedá-lo em seu palacete por diversas ocasiões.

Em setembro do ano seguinte outro "Generoso" foi capturado. Mirando os 2:000$ prometidos pela família do finado tenente-coronel Fernando de Souza Freire, dava resultava em "episódios" quase que diariamente.

Percorria em toda a região boatos da prisão, ora num, ora noutro ponto, e mesmo em um só dia em diversos lugares, acontecendo não raras vezes até incomodar a polícia. Em Itapetininha deu-se um caso interessante:

Apareceu em um dos bairros da cidade de Itapetininga um indivíduo sobre quem recaíram logo suspeitas de ser o assassino em questão. A notícia dos 2:000$ o tinha precedido e fácil foi organizar-se um cerco e o prenderam. E ele ali mesmo pelos circunstantes interrogado, e faz-lhes gaguejando e assustado uma completa confissão de tão bárbaro crime que perpetrara; a tudo que lhe perguntavam, respondia afirmativamente.

Em vista disto o conduziram a presença do delegado onde fez-lhe completa confissão do assassinato. Então, o delegado manda escrever o interrogatório; porém já as coisas mudaram um pouco: não se chama ele "Generoso" e sim José da Silva; não é mais escravo e assassino, mas livre e inocente.

Não acreditaram muito naturalmente. A sua confissão foi tão completa, os sinais do assassino condiziam tanto com os do preso que era impossível acreditar-se no que dizia posteriormente. É então ele com todas as precauções remetido a Sorocaba, acompanhado-o um dos heróis da prisão, com o fim de aqui receber os prometidos dois contos. Mas... horrível decepção!

Ninguém em Sorocaba reconheceu em Generoso remetido o Generoso assassino: este é "fulatocando" a preto, aquele é pardo; um é esperto, cheio do corpo e valente, o outro é quase idiota, franzino e "poltão"; finalmente, os sinais de um combinam tanto com os do outo como a claridade do sol com a das estrelas.

O nosso herói, quem sem dúvida já calculava no que empregaria os dois contos, viu a seu pezarm depois de interrogado pelo delegado de polícia, Sr. Capitão Sá Fleury, o seu "Generoso", o de vem reconhecida a identidade, abrirem-se as portas da cadeia para dar passagem ao idiota e gago José André da Silva. Não encontrei mais nada relacionado ao caso!





» Escravizados em Sorocaba
» Fernando Lopes de Souza Freire
» “Assasssinatos sorocabanos”
» Boulevard Braguinha
» Câmara Municipal de Sorocaba
» Assassinatos “sorocabanos”
» Faculdades e universidades
» Assassinatos
» Eventos que marcaram Sorocaba
» Escravizados no Brasil
» Casos chocantes


[1] Diario de S. Paulo (SP)
[2] Diario de S. Paulo (SP)
[3] Diário do Rio de Janeiro (RJ) ...
[4] Jornal do Commercio (RJ) 03/05
[5] Almanak da Provincia de São Pa...
[6] Correio Paulistano (SP)
[7] Correio Paulistano (SP)
[8] O Globo: Orgão da Agencia Amer...
[9] Repertório de documentos para ...
[10] O Globo: Orgão da Agencia Amer...
[11] Correio Paulistano (SP) Pág. 3
[12] 1ª Folhinha do Sorteio Para o ...
[13] Jornal de Recife (PE)
Assassinato em Sorocaba
Acervo/fonte: 1ª Folhinha do Sorteio Para o Anno Bissexto de 1876: Contendo Nova lei do Recrutamento para o Exercito e Armada (RJ)
Data: 28/4/1876
Sorocaba/SP em 1876
Procura-se Generoso
Acervo/fonte: Correio Paulistano (SP)
Data: 9/11/1875
Sorocaba/SP em 1875
Pág. 3
"Genesoso" errado
Acervo/fonte: O Globo: Orgão da Agencia Americana Telegraphica dedicado aos interesses do Commercio, Lavoura e Industria (RJ)
Data: 8/6/1875
Sorocaba/SP em 1875
E.F.S.
Acervo/fonte: Diario de S. Paulo (SP) - 1865 a 1878
Data: 13/2/1870
Sorocaba/SP em 1870
Pág 3
Início do "O Ypanema"
Acervo/fonte: Jornal do Commercio (RJ)
Data: 3/5/1872
Sorocaba/SP em 1872
Fernando Lopes de Souza Freire muda assinatura
Acervo/fonte: Correio Paulistano (SP)
Data: 4/1874
Sorocaba/SP em 1874
Pág. 3
Atualizado: 01/12/2021 03:43:58
fundacao de sorocaba

Atualizado: 01/12/2021 00:22:12
As tambuladeiras e a origem castelhana de Sorocaba

Atualizado: 30/11/2021 02:57:40
Florianópolis: do “desterro” ao “castigo”

Atualizado: 29/11/2021 23:31:31
Aladino Félix, o E.T. Valiant Thor e as bombas do AI-5

Atualizado: 29/11/2021 14:28:31
Peter Wilhelm Lund: o pai da paleontologia brasileira

Atualizado: 29/11/2021 01:01:56
Irmandade da Boa Morte e a boneca Xuxa

Atualizado: 28/11/2021 19:34:34
Balthazar Fernandes existiu?

Atualizado: 28/11/2021 14:49:59
A balalha pela Vila de São Paulo de Piratininga

Atualizado: 27/11/2021 16:06:05
Vila de São Felipe na Vila Santana?

Atualizado: 26/11/2021 23:55:31
A vila fantasma de São Filipe foi São Paulo?

Atualizado: 26/11/2021 17:07:04
O misterioso coração do padre Roque Gonzálies

Atualizado: 25/11/2021 22:05:26
Heresia mameluca

Atualizado: 24/11/2021 13:46:21
Quem fundou Sorocaba?

Atualizado: 23/11/2021 16:14:54
SANTAS, CRUZES, BOIS E OURO

Atualizado: 23/11/2021 01:02:35
O verdadeiro Bacharel de Cananéia

Atualizado: 22/11/2021 23:41:42
Pedro I passou por Sorocaba

Atualizado: 21/11/2021 22:23:10
A “SOROCABANA”

Atualizado: 20/11/2021 18:47:10
PARA ONDE TERIAM IDO OS TEMIMINÓS? Parte II

Atualizado: 20/11/2021 17:35:07
Guerreiros de Deus e a batalha pelo Rio de Janeiro

Atualizado: 19/11/2021 16:15:59
João II: O reinado tenebroso do “príncipe perfeito”

Atualizado: 19/11/2021 14:26:14
PARA ONDE TERIAM IDO OS TEMIMINÓS?

Atualizado: 19/11/2021 01:27:58
Favelas: 13 datas importantes

Atualizado: 19/11/2021 00:34:39
O português foi imposto por decreto

Atualizado: 18/11/2021 22:12:23
São thomé

Atualizado: 17/11/2021 04:37:05
Como os bandeirantes, cujas homenagens hoje são questionadas, foram alçados a “heróis paulistas”

Atualizado: 14/11/2021 16:38:49
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM 1825

Atualizado: 14/11/2021 14:16:56
A Ilha de Santa Cruz

Atualizado: 13/11/2021 21:25:18
Como foi comemorado o primeiro 7 de setembro?

Atualizado: 12/11/2021 04:02:05
QUANDO CHOVEU SANGUE NO BRASIL

Atualizado: 12/11/2021 03:42:55
O ATA Sorocabano

Atualizado: 11/11/2021 23:19:19
O temido “Sete Orelhas”

Atualizado: 11/11/2021 01:45:57
Sorocaba em 1680: “Agora finalmente descobriu-se algo, até aqui inteiramente desconhecida, como afirmam todos”

Atualizado: 10/11/2021 23:10:26
Um pouco de ouro

Atualizado: 10/11/2021 22:47:04
Quem seria o Bacharel de Cananéia?

Atualizado: 09/11/2021 19:47:07
Capitania de Santa Ana

Atualizado: 09/11/2021 13:33:16
As primeiras “villas” do Brasil

Atualizado: 09/11/2021 12:57:39
Gumercindo Gonçalves e suas gerações em Sorocaba

Atualizado: 09/11/2021 12:28:43
Joan Blaeu e a estranha localização de Sorocaba nos mapas

Atualizado: 09/11/2021 02:36:17
O RIO PIQUERI E A LOCALIZAÇÃO DO “PIRATININGA”

Atualizado: 09/11/2021 00:30:25
Hospício de São Bento e a Fazenda Santa Quitéria

Atualizado: 08/11/2021 19:38:54
O HOSPÍCIO DE SÃO BENTO E A VERDADEIRA FUNDAÇÃO DE SOROCABA

Atualizado: 08/11/2021 16:58:52
O ataque em Ambuaçava

Atualizado: 08/11/2021 16:00:16
Quando Manoel da Nóbrega visitou Itu

Atualizado: 08/11/2021 03:50:47
Um pouco da história...

Atualizado: 07/11/2021 23:56:09
HISTÓRIA MAL-CONTADA

Atualizado: 07/11/2021 23:04:49
Os ferreiras (Blacksmith) e Sorocaba

Atualizado: 07/11/2021 04:47:16
“É DE PEQUENINO QUE SE TORCE O PEPINO” III

Atualizado: 06/11/2021 23:40:30
Pai da história?

Atualizado: 06/11/2021 19:11:14
QUANDO SOROCABA FOI “ ”FECHADA”

Atualizado: 05/11/2021 17:49:05
Disputa do Território da Missões só foi (mal) resolvido em 1895

Atualizado: 05/11/2021 14:10:25
MAPAS: (APOTEROBY) APARECIDINHA É A LENDÁRIA N.S. DE MONTSERRAT?

Atualizado: 04/11/2021 17:27:24
Cotia: “ponto de encontro onde sorocabanos comem sentado”

Atualizado: 04/11/2021 00:20:57
Mapas, Sorocaba e as “vilas fantasma”

Atualizado: 03/11/2021 18:42:34
Mapas: Uma capela e três invocações

Atualizado: 02/11/2021 17:50:56
A MORADA DO REI BRANCO

Atualizado: 02/11/2021 01:44:53
A “Sagrada Montanha do Araçoiaba” e a história do Brasil

Atualizado: 01/11/2021 23:47:12
Camargos x Pires: Sobrenome, apenas um sobrenome

Atualizado: 01/11/2021 18:35:39
Bruxaria e feitiçaria em Sorocaba

Atualizado: 01/11/2021 16:16:21
Onde ficava o Forte Emboaçava?

Atualizado: 31/10/2021 13:18:04
Bispo sardinha

Atualizado: 31/10/2021 04:07:46
O português foi imposto por decreto II

Atualizado: 29/10/2021 21:25:55
A primeira ponte

Atualizado: 29/10/2021 11:50:55
Capitanias imaginárias

Atualizado: 28/10/2021 22:17:43
O Escravo que cuidou de Santos Dumont na Infância

Atualizado: 28/10/2021 22:05:30
Depois de quase 200 anos nativo botocudo voltou para casa

Atualizado: 28/10/2021 18:59:25
Sorocarijós?

Atualizado: 28/10/2021 17:31:02
Caminho da Cruz: a antiga rodovia para Sorocaba

Atualizado: 28/10/2021 15:56:02
Iça-Mirim, filho do cacique Arosca: o primeiro "brasileiro" na Europa

Atualizado: 28/10/2021 01:55:23
Um pouco de “Pão de Açucar”

Atualizado: 27/10/2021 23:08:06
Caminho para Curitiba: a (pré) história da rodovia Raposo Tavares

Atualizado: 27/10/2021 18:42:35
O QUE O INVESTIGADOR DO CASO VON RICHTHOFEN PENSA SOBRE OBRAS QUE RETRATAM O CRIME?

Atualizado: 27/10/2021 17:54:17
O ESTADO BRASILEIRO RECONHECE QUE MARIGHELLA FOI ALVO DE PERSEGUIÇÃO DURANTE A DITADURA?

Atualizado: 27/10/2021 14:28:15
CONHEÇA TOTHMEA, A MÚMIA EGÍPCIA QUE ESTÁ NO BRASIL

Atualizado: 26/10/2021 18:34:54
Ouro antes de 1562

Atualizado: 25/10/2021 23:24:27
São Bento x Corinthians

Atualizado: 25/10/2021 01:53:14
Onde seria o “casarão com a efígie venerada do velho Raphael Tobias”?

Atualizado: 24/10/2021 22:03:18
Suzana Dias: a mãe dos povoadores

Atualizado: 24/10/2021 02:17:35
A “Suástica” em Sorocaba – A Curiosa História do Símbolo da Shell

Atualizado: 24/10/2021 01:14:47
DO AÇUCAR AOS CANHÕES DA PRAÇA ARTHUR FAJARDO

Atualizado: 24/10/2021 00:25:08
Portugal não "roubou" ouro algum ao Brasil: na verdade, nem 7% do metal precioso chegou aos cofres portugueses

Atualizado: 24/10/2021 00:07:01
A cachaça e a escravidão

Atualizado: 23/10/2021 22:33:54
Uma Comparação Estatística entre a Argentina e o Brasil Império (1888)

Atualizado: 23/10/2021 22:05:00
Três letras fatais

Atualizado: 23/10/2021 19:25:32
Suzana Dias estava enterrada no Mosteiro de Santa Clara?

Atualizado: 23/10/2021 17:31:51
Uma das primeiras descrições do Brasil e de seus habitantes publicada na Inglaterra

Atualizado: 23/10/2021 17:18:45
Jorge Borges Barros e a Revolta dos Alfaiates

Atualizado: 22/10/2021 21:52:21
FERRO SOMENTE EM 1818?

Atualizado: 21/10/2021 23:49:17
O DIA EM QUE O SÃO BENTO ENCAROU O BRASIL DE PELÉ E GARRINCHA

Atualizado: 21/10/2021 22:47:22
O Gabinete de Leitura quase virou um arranha-céu?

Atualizado: 21/10/2021 05:21:50
Santa Cruz da Composição

Atualizado: 21/10/2021 01:41:09
A lenda do ouro do Saru-taiá

Atualizado: 19/10/2021 20:11:15
5 curiosidades sobre os dias finais da Marquesa de Santos

Atualizado: 19/10/2021 17:49:50
Igreja de Santa Rita na Vila Santana

Atualizado: 19/10/2021 17:45:55
Três Cruzes

Atualizado: 19/10/2021 05:33:56
Parque São Bento

Atualizado: 19/10/2021 05:11:51
A CASA NÃO ERA DE "BALTHAZAR"

Atualizado: 19/10/2021 03:20:07
Santa Rita

Atualizado: 19/10/2021 02:30:16
Sorocaba club

Atualizado: 14/10/2021 22:15:18
6 fatos sobre Cristóvão Colombo que não são contados nos livros

Atualizado: 12/10/2021 01:02:37
Qual a origem da lenda do Eldorado?

Atualizado: 10/10/2021 19:01:56
Meste Bartholomeu, o “Tubalcaim paulistano”

Atualizado: 08/10/2021 23:44:37
Manuscrito 512: A maior fábula arqueológica nacional

Atualizado: 08/10/2021 23:44:01
SANTA ANA: A AVÓ DE JESUS, SOROCABA E A MATRONA BRANCA DOS ENGENHOS

Atualizado: 06/10/2021 21:15:05
O mito do "bom selvagem"

Atualizado: 06/10/2021 21:08:34
O papel da mulher na cultura tupi

Atualizado: 06/10/2021 20:12:06
Crise na economia de Minas Gerais com o declínio da mineração?

Atualizado: 06/10/2021 20:02:52
Patente de Invenção de elevatória de água usada em mineração do século XVIII

Atualizado: 06/10/2021 19:56:32
O Tratado de Tordesilhas

Atualizado: 06/10/2021 19:50:24
O conhecimento indígena dos astros

Atualizado: 06/10/2021 19:42:29
O conhecimento de metalurgia dos indígenas

Atualizado: 06/10/2021 19:35:30
A técnica do açúcar da ilha da Madeira transferida para o Brasil

Atualizado: 05/10/2021 04:16:35
Falecimento de Luciane Aparecida Conceição, , a primeira criança a tomar coquetel contra a aids no Brasil

Atualizado: 03/10/2021 18:29:32
Quando um rei foi aclamado no Brasil: Parte II

Atualizado: 02/10/2021 16:05:03
Os mistérios do Casarão de Afonso Sardinha

Atualizado: 02/10/2021 02:47:27
A Cruz de Alfredinho

Atualizado: 02/10/2021 02:17:51
O tiro que não atingiu Getúlio Vargas

Atualizado: 02/10/2021 01:49:32
Choveu sangue em uma rua de Sorocaba

Atualizado: 01/10/2021 20:04:57
“O SILÊNCO (1611-1641)” E A ORDEM DOS CAVALEIROS DE CRISTO

Atualizado: 29/09/2021 17:23:54
De pequenino é que se torce o pepino

Atualizado: 28/09/2021 00:56:23
Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá: quando Sorocaba tinha 5 vezes mais habitantes que São Paulo

Atualizado: 27/09/2021 04:14:25
O assassinato do Dr. Braguinha

Atualizado: 27/09/2021 04:06:05
Quando Ubaldino do Amaral Fontoura concorreu a presidência do Brasil

Atualizado: 27/09/2021 03:14:56
A Casa dos Padres

Atualizado: 27/09/2021 02:56:30
A primeia visão de João de Camargo

Atualizado: 27/09/2021 02:46:28
A verdadeira padroeira de Sorocaba

Atualizado: 27/09/2021 02:19:03
Frederick Stark: Engenheiro, especialista em represas e bondes foi morto num ataque alemão

Atualizado: 26/09/2021 04:34:13
Boneca da Xuxa que teria sido possuída pelo demônio causa comoção em Sorocaba

Atualizado: 26/09/2021 00:45:28
Há 49 anos YKK se instalava no Brasil

Atualizado: 25/09/2021 21:06:17
Batalha de Venda Grande, a derrota do exército de Sorocaba em Campinas e o depoimento de um soldado sobrevivente

Atualizado: 25/09/2021 01:37:44
André da "Aldeia do Forte" e a o cacique de Sorocaba

Atualizado: 24/09/2021 21:58:24
Os Três Reis Magos?

Atualizado: 24/09/2021 18:19:55
Villa de Sorocaba foi fundada em 1670

Atualizado: 24/09/2021 01:40:40
Qual teria sido o destino de "Generoso"?

Atualizado: 24/09/2021 01:35:43
A tenda do ferreiro e a "fundação" de Sorocaba

Atualizado: 24/09/2021 01:10:16
Teria sido o "fundador" de Sorocaba aclamado Rei do Brasil?

Atualizado: 21/09/2021 20:30:27
Sorocaba e o primeiro documento do estado de São Paulo

Atualizado: 21/09/2021 19:41:55
O primeiro documento do estado de São Paulo

Atualizado: 21/09/2021 02:52:15
“Todos os que, até hoje, tentaram desvendar as riquezas que Sabarabuçu esconde, morreram... Não escapou um só!”

Atualizado: 21/09/2021 02:44:43
ALUÍSIO DE ALMEIDA ESTAVA CERTO

Atualizado: 21/09/2021 02:23:53
BASTARDOS DE UMA HISTÓRIA ESQUECIDA

Atualizado: 20/09/2021 08:32:45
Capitania de São Paulo e Minas de Ouro

Atualizado: 17/09/2021 20:25:25
Geraldo

Atualizado: 15/09/2021 04:30:15
.“Antônio Rodrigues”

Atualizado: 14/09/2021 02:07:58
Belchio

Atualizado: 13/09/2021 22:34:52
Guaianases

Atualizado: 12/09/2021 01:24:32
ENIGMA DE 400 ANOS NA “PRÉ-HISTÓRIA” DE SOROCABA

Atualizado: 11/09/2021 20:16:53
Guanga / Jaguaporecuba

Atualizado: 11/09/2021 03:26:13
Voturuna

Atualizado: 11/09/2021 02:38:18
Ururaí

Atualizado: 11/09/2021 02:36:53
primeiras capelas

Atualizado: 11/09/2021 02:28:27
Anhembi

Atualizado: 29/08/2021 17:04:56
O ENCONTRO ENTRE SUZANA DIAS E JOSÉ DE ANCHIETA

Atualizado: 26/08/2021 06:24:34
Não foi "coisa de Deus"

Atualizado: 25/08/2021 20:42:57
REGISTROS DE DOMINGOS FERNANDES E A MORTE NA ÁFRICA

Atualizado: 25/08/2021 04:45:06
Bandeirantes na África

Atualizado: 25/08/2021 04:26:36
Procônsul Sérgio

Atualizado: 25/08/2021 02:08:59
A prisão da "feiticeira de João de Camargo" em São Paulo

Atualizado: 24/08/2021 05:28:44
Balthazar?

Atualizado: 22/08/2021 06:00:25
Apenas um palpite...

Atualizado: 22/08/2021 05:23:09
Casarão de Balthazar Fernandes

Atualizado: 21/08/2021 16:02:23
Balthazar Fernandes: Culpado ou Inocente?

Atualizado: 21/08/2021 07:37:17
Não entendi

Atualizado: 21/08/2021 03:10:32
SOROCABA PELO BRASIL

Atualizado: 21/08/2021 02:02:13
habitantes sorocaba

Atualizado: 21/08/2021 00:34:37
A última viagem de passageiros no trecho Sorocaba-Votorantim saiu da Estação Paula Souza às 23h05

Atualizado: 20/08/2021 06:22:36
O rompimento do “tancão” da Vila Barão

Atualizado: 20/08/2021 05:42:09
O intrigante caso de Laura Cardoso Pinheiro

Atualizado: 20/08/2021 05:35:06
Fantasmas

Atualizado: 20/08/2021 04:45:18
Pedro II em Sorocaba

Atualizado: 20/08/2021 04:22:30
Mistério sobre o túmulo na Faculdade de Direito de SP passa por Sorocaba

Atualizado: 20/08/2021 01:29:53
Aeroclube de Sorocaba

Atualizado: 20/08/2021 00:53:40
105 antes do Kasatu Maru: a saga de 10 anos dos primeiros japoneses no Brasil

Atualizado: 19/08/2021 22:59:27
Sorocaba em 1926: a "Manchester Paulista"

Atualizado: 19/08/2021 03:59:34
Água milagrosa, valsa e cantoria no cemitério de Sorocaba

Atualizado: 19/08/2021 03:33:21
Praça 9 de Julho, Largo de Pito Aceso e outras histórias

Atualizado: 19/08/2021 03:12:00
São Carlos Borromeu, o santo protetor dos catequistas.

Atualizado: 18/08/2021 19:21:52
O primeiro japonês em Sorocaba

Atualizado: 18/08/2021 05:44:19
Erasmo

Atualizado: 18/08/2021 05:16:37
A "cadeinha" da Santa Rosália

Atualizado: 17/08/2021 06:59:58
Assassinato do Prefeito Eugênio Salerno

Atualizado: 17/08/2021 04:01:13
Primeira Mula

Atualizado: 17/08/2021 03:50:33
Marius

Atualizado: 16/08/2021 07:03:28
1872 escravizados sorocaba

Atualizado: 16/08/2021 06:04:42
Ford T

Atualizado: 16/08/2021 06:03:42
Balthazar Fernandes: o índio ferreiro



Novas imagensExibir por anoGalerias de imagensArtigos MatériasTemas
Hoje na HistóriaProcurar no siteCidadesReceber atualizaçõesBiografias por categoria
Página no FacebookAutores Biografias<


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Simone Garcia
João Libero
Amora G. Mendes, Matheus Carmine