de 71

Destaques

Dinheiro$

SOBRINHOS
ano:1611
idade:
Registros: 3 de 397 registros (ver todos)
Fontes:3

0 erros
3 fontes

ver ano (71 registros)
1° - 01/01/1611 - Dote
1 fonte


 • 1° fonte (2014)
1° registro
Senhores Governadores: Artur de Sá e Meneses e Martim Correia Vasques. Rio de Janeiro, c. 1697 – c.1702.




2° - 01/01/1611 - RELAÇÃO DE PERO SARDINHA SOBRE O RESGATE DE ESCRAVOS NOS REINOS DO CONGO E ANGOLA, E OS PANOS QUE SERVIAM DE MOEDA CORRENTE NA CIDADE DE SÃO PAULO DE LUANDA E NO RESGATE NAS PARTES DAQUELE REINO, INFORMANDO QUE EXISTIA UMA GRANDE DIVERSIDADE DE PANOS COM PREÇOS VARIADOS, SENDO OS PANOS PINTADOS, OS PANOS SONGAS E OS PANOS MEIOS CUNDOS
0 fontes


3° - 29/01/1611 - Petição que fez Clemente Alvarez
2 fontes


 • 1° fonte (1929)
3° registro
“Os companheiros de D. Francisco de Souza”. Francisco de Assis Carvalho Franco (1886-1953)

"...porquanto Francisco Alvares Corrêa que está eleito por eleição para ser procurador é ido fóra da villa e não se sabe aonde, que se ajuntasse algumas pessoas da governança da terra para com eles ditos oficiais elegerem um procurador que sirva em sua ausência e assim acordaram; e outrossim mandaram uma provisão que éra vinda a esta vila do sr. Governador d. Francisco de Sousa sobre o ouro valer por trinta mil réis o marco, que se suspendesse o seu efeito até a vinda do senhor governador por estar de caminho para esta Capitania..."



 • 2° fonte (1929)
3° registro
Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quinto - Jornadas nos sertões bahianos - Os inventarios da selva - Primordios da mineração - O cyclo do ouro de lavagem - As esmeraldas e a prata, 1929. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958)

Também conhecido como Gerhart Bettinck ou Geraldo Betting. Natural de Doesburg, Geldrie, Holanda. Engenheiro, veio para o Brasil, na companhia do governador D. Francisco de Souza, posteriormente a 1591, para trabalhar em pesquisas minerais, vivendo na Bahia até o ano de 1600 e passando para São Paulo após essa data. Acompanhou o governador em suas incursões à costa, aos rios Araçoiaba, Jaraguá e Ibituruna, acontecidas até julho de 1601. Em 1611, Balthazar Gonçalves declara que pretende ir às minas de Caativa com “o mineiro alemão Oalte ou Bettimk”.



01/01/1929 - 24421 - Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quinto - Jornadas nos sertões bahianos - Os inventarios da selva - Primordios da mineração - O cyclo do ouro de lavagem - As esmeraldas e a prata, 1929. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958)
01/01/1929 - 26483 - “Os companheiros de D. Francisco de Souza”. Francisco de Assis Carvalho Franco (1886-1953)
01/01/2014 - k-3033 - Senhores Governadores: Artur de Sá e Meneses e Martim Correia Vasques. Rio de Janeiro, c. 1697 – c.1702.