de 81

Destaques

Praça Arthur Fajardo

SOBRINHOS
ano:1875
idade:
Registros: 1 de 42 registros (ver todos)
Fontes:1

0 erros
1 fontes

ver ano (81 registros)
1° - 20/08/1875 - Dom Pedro II em Sorocaba: "Não posso ouvir fazer apologia dos castigos corporais; há outros meios mais adequados com a dignidade humana"
1 fonte


 • 1° fonte (1936)
1° registro
Jornal Correio Paulistano

A banda "7 de Setembro" tomou parte na recepção do Imperador Pedro II, quando da sua segunda visita a esta cidade, em 1875. Deu-se, até por essa ocasião, o seguinte:

como a comitiva imperial demorasse chegar, os músicos, exceto Maurício Garcia e o bumbeiro João de Mello, se afastaram do lugar onde se achavam reunidos na hoje praça Dr. Fajardo, e foram beber "canninha" numa vendola que havia onde hoje é a Igreja do Rosário (isso em 1936, hoje é o Colégio Santa Escolástica). Eis que, inesperadamente, surge próximol á ponte sobre o rio Sorocaba, o grupo de cavaleiros, tendo á frente d. Pedro II, elegante e risonho.

Foi um alvoroço na massa humana que o esperava e um momento nervosíssimo para os dois músicos, alí sozinhos. Mas á passagem dos visitantes Maurício, sem se perturbar, ergueu o pistão e rompeu o Hyno Nacional, com João de Mello, no bumbo, a fazer o "baixo". Ao imperador não escapou a cena e a notou num sorriso, mas o povo nunca perdoou á "7 de Setembro" o receber D. Pedro II com um pistão e um bumbo.



26/04/1936 - 24272 - Jornal Correio Paulistano