Carta régia ordenando que as duas urcas em que deveriam vir para o Brasil o governador nomeado dom Francisco de Sousa e Gabriel Soares de Sousa regressassem carregadas de açúcares - 27/03/1591 de ( registros)
Carta régia ordenando que as duas urcas em que deveriam vir para o Brasil o governador nomeado dom Francisco de Sousa e Gabriel Soares de Sousa regressassem carregadas de açúcares
27 de março de 1591, quarta-feira. Há 433 anos
De qualquer maneira, a ideia de que existia uma rede montada pelos negóciosque envolviam esse caminho não nos parece descabida. Dentre os tais proibidos,encontramos alguns nomes originários de São Paulo. Gente nascida na capitania, comoAntonio Preto, lavrador de São Paulo e casado em Assunção; Amador Gomez Sardinha,que tinha mulher em São Paulo, contudo vivia em Maracayú; Francisco de Saavedra,casado em Villa Rica; Felipe Nunes, já citado aqui e que tinha uma neta em São Paulo;e Sebastião de Freitas, natural de São Paulo, dono de uma chácara em Salinas e viúvodepois de dez anos de casamento.849 Freitas fora aliado de Francisco de Souza e viera aoBrasil junto com Gabriel Soares. Mais um, portanto, que do ouro havia migrado aomate! Além disso, Freitas reapareceu como um dos integrantes da grande bandeira de1628 contra o Guairá, o que mostra que ainda preservou seus vínculos com São Paulo.Todas estas pessoas mantinham, a partir do Paraguai, contatos com a vila paulista, ebem poderiam servir como agentes na rede comercial - e familiar - que foi montada emfunção deste trajeto. Rede esta que objetivava levar gente, estabelecer pontas e elos nocomércio de erva e mercadorias, ou de descimento de gentios, e que tinha amplo sentidoterritorial. Tal rede não era, contudo, exclusivamente portuguesa, mas compreendianitidamente elementos castelhanos [2]
Créditos / Fonte: Francisco de Assis Carvalho Franco
Página 1
1° de fonte(s) [26483] “Os companheiros de D. Francisco de Souza”. Francisco de Assis Carvalho Franco (1886-1953) Data: 1929, ver ano (78 registros)
Ao partir do Reino, em março de 1591, deixou d. Francisco de Sousa assentada a nomeação de vários auxiliares mineiros que deviam alcança-lo no Brasil. Foram assim assinados os alvarás transferindo o castelhano Agostinho de Soutomaior, de provedor das minas de Monomotapa, para o mesmo cargos nas do Brasil, em 26 de março de 1591, e na mesma data, a de certo Christovam, lapidário de esmeraldas.