Bento Manuel Ribeiro entra na povoação do arroio de la China, hoje Concepción del Uruguay, e apodera-se dos navios inimigos e dos depósitos de armamento e de munições - 16/05/1818 de ( registros)
Bento Manuel Ribeiro entra na povoação do arroio de la China, hoje Concepción del Uruguay, e apodera-se dos navios inimigos e dos depósitos de armamento e de munições
16 de maio de 1818, sábado. Há 206 anos
1818 — Bento Manuel Ribeiro (ver 15 de maio) entra na povoaçãodo arroio de la China, hoje Concepción del Uruguay, e apodera-sedos navios inimigos e dos depósitos de armamento e de muniçõesestabelecidos naquele ponto por Artigas e Ramírez. Sai logo depois aoencontro deste último general, que vinha em marcha com 600 homensde cavalaria, obriga-o a retroceder e persegue-o por espaço de algumasléguas. Neste dia e no anterior, com 560 homens, conseguiu BentoManuel derrotar 1.300 entrerrianos, orgulhosos da vitória que a 25 demarço haviam alcançado sobre as tropas de Buenos Aires. Ficaramprisioneiros 366 homens, entre os quais o coronel Gregório Aguiar eoutros chefes e oficiais. Foram destruídas as três baterias da Calera deBarquín, de Perucho Berna e do Passo de Vera, tomados oito canhões,500 espingardas, um estandarte, 13 embarcações, várias carretas comarmamento e munições e muitos outros despojos de guerra.