No dia 28 de maio de 1880, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nomeou uma comissão para fazer erigir na corte uma estátua equestre ao duque de Caxias
O Monumento ao Duque, localizado na Praça Princesa Isabel, em Campos Elíseos, na cidade de São Paulo seria construído muitos anos depois.
A idéia dessa homenagem, em São Paulo, ao Duque de Caxias surgiu em 1939, quando o general Maurício José Cardoso comandava a 2ª Região Militar.
Ele iniciou o movimento para a arrecadação de fundos junto à comunidade paulistana. Em fins de 1941, foi instituído um concurso internacional de maquetes para homenagear o Duque, considerado o maior herói militar brasileiro.
Victor Brecheret foi o vencedor, entre 30 concorrentes, concebendo um modelo de gesso de um monumento que, ao todo, tem aproximadamente 48 m de altura.
Para angariar fundos para sua construção, uma série de ações foi tomada, entre elas a realização de uma partida amistosa entre Corinthians e Palestra Itália, realizada em 21 de julho de 1940, no Pacaembu. O jogo terminou empatado (1 x 1).
A estátua só foi inaugurada em 25 de agosto de 1960. Dois tipos de materiais foram utilizados: o granito e o bronze patinado.
Cada um deles mereceu um tratamento diferente e o conjunto, como um todo, exalta a vida militar do Duque.