Reação dos habitantes do Recife, pela maior parte portugueses europeus, contra os habitantes de Olinda e naturais da terra - 18/06/1711 de ( registros)
Reação dos habitantes do Recife, pela maior parte portugueses europeus, contra os habitantes de Olinda e naturais da terra
18 de junho de 1711, quinta-feira. Há 313 anos
1711 — Reação dos habitantes do Recife, pela maior parteportugueses europeus, contra os habitantes de Olinda e naturais daterra, que em novembro do ano anterior haviam obrigado o governadorCaldas a fugir. O bispo dom Manuel Álvares da Costa, que era ogovernador interino, foi posto debaixo de guarda, e na mesma ocasiãoforam presos o ouvidor e o sargento-mor Bernardo Vieira de Melo. Osreacionários ocuparam desde logo os fortes do Brum, do Buraco e dasCinco Pontas. João da Mota e o mestre de campo Domingos RodriguesCarneiro ficaram governando no Recife. O bispo conseguiu fugir no dia21 e foi reunir-se aos de Olinda. Começou, então, a Guerra chamadados Mascates. Os partidários de Olinda foram sitiar o Recife, rompendoas hostilidades no dia 27.