O lanchão Imperial Catarinense, do comandante José de Jesus, descendo o rio Tubarão, é atacado pelos revolucionários riograndenses no ponto denominado Carniça - 22/07/1839 de ( registros)
O lanchão Imperial Catarinense, do comandante José de Jesus, descendo o rio Tubarão, é atacado pelos revolucionários riograndenses no ponto denominado Carniça
22 de julho de 1839, segunda-feira. Há 185 anos
1839 — O lanchão Imperial Catarinense, do comandante José deJesus, descendo o rio Tubarão, é atacado pelos revolucionários riograndenses no ponto denominado Carniça. O comandante resiste, mas,esgotadas as munições, queima a embarcação. O lanchão Lagunense,que subia o mesmo rio, foi tomado pelo Seival, em que estavam Garibaldie Griggs. Recebendo estas notícias e sabendo que os revolucionáriosdispunham de grandes forças, o coronel Vilas Boas (Vicente Paula de OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO412Oliveira) ordenou que os outros navios da esquadrilha imperial saíssembarra fora, e resolveu evacuar a vila de Laguna durante a noite. A escunaCometa conseguiu sair; no entanto, os outros navios, que eram a escunaItaparica e o lanchão Santana, encalharam e assim foram atacados peloinimigo, rendendo-se na manhã do dia seguinte.