Decreto concedendo privilégio ao general Caldeira Brant (depois marquês de Barbacena) e a outros, para a introdução e o emprego de barcos de vapor nos rios e na costa da Bahia - 03/08/1818 de ( registros)
Decreto concedendo privilégio ao general Caldeira Brant (depois marquês de Barbacena) e a outros, para a introdução e o emprego de barcos de vapor nos rios e na costa da Bahia
3 de agosto de 1818, segunda-feira. Há 206 anos
1818 — Decreto concedendo privilégio ao general Caldeira Brant(depois marquês de Barbacena) e a outros, para a introdução e o empregode barcos de vapor nos rios e na costa da Bahia. O general fez construirà sua custa um vapor, que no dia 4 de outubro do ano seguinte foiinaugurado, fazendo a viagem de Salvador a Cachoeira. Foi o primeirobarco desse gênero que houve no Brasil. Em 1821, havia um no Rio deJaneiro, o Bragança. Os primeiros vapores que teve a nossa Marinha deGuerra foram o Correio Imperial, comprado em Londres em 1825, e oCorreio Brasileiro, comprado em Liverpool, no ano seguinte. A ilha deItaparica teve desde 1817 um engenho a vapor.