Bula Candor Lucis Aeternae, de Bento XIV, dividindo o bispado do Rio de Janeiro em cinco partes
6 de dezembro de 1745, segunda-feira. Há 279 anos
Fontes (2)
Criando os novos bispados deMariana e de São Paulo e as prelazias de Goiás e de Cuiabá, assinandolhes os respectivos limites.
Criação da Prelazia de Goiás06/12/1745 Brasil/BrasilA Prelazia de Goiás foi criada pelo Papa Bento XIV no dia 6 de dezembro de 1745, por meio da bula Candor lucis aeternae, desmembrada da então Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. No dia 15 de julho de 1826, pela bula Sollicita Catholici gregis cura, do Papa Leão XII, foi elevada a diocese. No dia 18 de novembro de 1932, a bula Quae in faciliorem, do Papa Pio XI, elevou a diocese à dignidade de arquidiocese e Sede Metropolitana. O Papa Pio XII, no dia 26 de março de 1956, pela bula Sanctissima Christi voluntas, extinguiu a Arquidiocese de Goiás. Nesta mesma data, pela bula Quo gaudio, o Papa criou a nova Diocese de Goiás.[0]Professavam a religião católica, ainda que exercitassem o ofício de piratas;153 mas finalmente el-rei de Portugal sujeitou esta república a seu domínio imediato, do qual ela hoje depende,154 e o Papa Benedito XIV erigiu ali um bispado no ano de 1745.
Também há várias casas religiosas, e entre elas um Mosteiro de Beneditinos da Congregação do Brasil (Os beneditinos não têm Congregação no Brasil onde somente conservam uma única província sujeita à Congregação de S. Martinho de Tibaens do Reino de Portugal.). Os habitantes por muito tempo duvidaram admitir consigo jesuítas, os quais finalmente estabeleceram ali um colégio, não obstante esta dificuldade”.156