Associação Japonesa de Sorocaba (Nihonjin-kai de Sorocaba) trocou novamente de nome, passando a denominar-se de União Cultural Nipo Brasileira de Sorocaba (Nippaku Bunka Kyokai de Sorocaba) - 01/02/1959 de ( registros)
Associação Japonesa de Sorocaba (Nihonjin-kai de Sorocaba) trocou novamente de nome, passando a denominar-se de União Cultural Nipo Brasileira de Sorocaba (Nippaku Bunka Kyokai de Sorocaba)
Em razão deste processo de legalização, devemos voltar um pouco no tempo para falar da associação de nisseis (filhos de imigrantes japoneses). Paralelamente à existência de associações japonesas, geralmente composta de sócios isseis (nascidos no Japão), foi fundada em Sorocaba, no final de 1959, uma associação composta exclusivamente de nisseis jovens (filhos de isseis, geralmente solteiros, conhecidos como "seinen"). A materialização desta associação foi conseguida graças à liderança de alguns seinen, entre eles Yoshitomi Miyamoto, Paulo Massayoshi Mitsuoka, e Jorge Yamashita. Esta associação foi fundada com o nome de União Cultural e Esportiva dos Nisseis de Sorocaba, sob a sigla de Ucens, com objetivo de realizar programas mais voltados aos interesses dos jovens. As atividades realizadas pela associação eram encontros sociais, como bailes, sessões de cinema, festas de aniversário, passeios recreativos, entre outras atividades. Representando Sorocaba, participava, também, das atividades esportivas organizadas pela Sudoeste, órgão que congregava associações nipo- brasileiras das cidades da região Sudoeste do Estado de São Paulo, beisebol, tênis de mesa, vôlei, concurso de canto (nododimam), oratória, por exemplo.A participação desses jovens nisseis, chamados de seinen na fundação da Ucens, foi importante. Foi o momento em que houve a união de esforços entre isseis e nisseis, dirigidos para criar uma associação reconhecida legalmente.