Wildcard SSL Certificates
1729
1730
1731
1732
1733
1734
1735
1736
1737
Registros (29)



Proibia o Governador que quem quer que fosse partisse para o Cuiabá antes de a expedição seguir
10 de junho de 173309/04/2024 09:15:30

A 10 de junho de 1733 proibia o Governador que quem quer quefosse partisse para o Cuiabá antes de a expedição seguir.84 Alegara Gabriel Antunes Maciel ter encontrado em suas expedições à Vacaria, indícios veementes de ouro. Se não prosseguira na averiguação de tão auspiciosa perspectiva é que não se sentira com forçaspara enfrentar os paiaguás. Declarou-lhe o General que Sua Majestade era infenso a que se fizessem novas descobertas auríferas. No momento o que interessava era mover rija guerra aos canoeiros.Comunicou o General ao Provedor em Taubaté, da Fazenda Real,que em junho faria partir a expedição. Disporia de doze bocas de fogo(pedreiros) e 400 espingardas, abundância de munições e ferramenta.Enorme regimento redigiu o Conde General para a tropa em campanha.Entre as recomendações nele consignadas, avultavam as que recomendavam a Carvalho a maior parcimônia nos gastos.Mantimentos encontraria a coluna em Camapoã.Em Cuiabá também receberia farto aprovisionamento dos moradores ricos ali existentes a quem já se pedira auxílio. Em suma: escusar-se-ia o comandante de gastos que onerassem a fazenda real, pois sótinha que recolher as ofertas de mantimentos.Ia comandando a tropa, cujos componentes marchavam à própriacusta, para fazer serviço a Sua Majestade. Impossível seria conceber-seguerra mais forretamente conduzida. Baratíssima empresa!Depois de recomendar ao Tenente General que destruísse os paiaguás do modo mais exterminador, incitou-o Sarzedas a que prosseguisse em campanha contra os mais gentios infestadores do Cuiabá, sobretudo quanto aos bororós.Evitasse, e com o máximo cuidado, qualquer incursão em terrasda coroa de Espanha, a fim de se evitar a desarmonia entre os doismonarcas ibéricos. Qualquer infração a esta ordem severamente se castigasse. Quanto à repartição dos prisioneiros fosse feita do modo maiseqüitativo, a fim de contentar quanto possível a todos os expedicionários. Houvesse, contudo, o maior cuidado em se respeitar o quintodas presas, devido a Sua Majestade.Pouco depois endereçou Távora uma como que circular intimativa a diversos sorocabanos. Convidava-os a que partissem por seremhomens de capacidade, préstimo e cabedais.
Proibia o Governador que quem quer que fosse partisse para o Cuiabá antes de a expedição seguir

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
erroc2:testeGabriel Antunes Maciel
17 registros / / 2 parentes
-
Cidades (3)
sem imagemtesteCuiabá/MT125 registros
testeSorocaba/SP10973 registros
sem imagemtesteVacaria/RS17 registros
-
Temas (2)
testeOuro
1232 registros
erroc2:testeCaminhos até Cuiabá
25 registros
Você sabia?
O primeiro empreiteiro de estradas no Brasil - Estrada de Minas - O ouro provindo das minas descobertas pelos paulistas transportado para São Paulo e daí para o Rio de Janeiro por via marítima, sendo embarcado em Santos ou em Parati. Esta circunstância excitava a cobiça dos piratas que operavam nos mares das costas e se apoderaram de muitos carregamentos. Neste ano foi assinalada a passagem em frente à barra do Rio de Janeiro, rumo ao Sul, de vários navios franceses que despertaram grandes suspeitas, tendo o governador mandado aviso a todas as povoações do Sul para que se acautelassem.
Provisão de Artur de Sá relativa ao Caminho Novo
24468
154
É de notar que em época tão remota já o fundador de Sorocaba tivesse construído a maior ponte que existiu em todo o sul do Brasil até o Senhor D. Pedro I.
erro
erro registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP