Wildcard SSL Certificates
Ano:  
InícioHistóriaBiografiasCidadesTemas
'



A queda de Adhemar de Barros
Domingo, 5 de Junho de 1966


No dia 5 de junho de 1966, Adhemar de Barros foi afastado do cargo de governador de São Paulo e cassado pelo presidente Castelo Branco.

Adhemar tinha conseguido interferir na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, quando apoiou Francisco Franco para a presidência da Casa, contra Waldemar Lopes Ferraz, o candidato do partido governista, a Arena.

Isso deixou o governo federal com receio de perder a sucessão estadual indireta, que passava pela Assembleia.

O candidato escolhido pelo governo federal era o ex-deputado Roberto Costa de Abreu Sodré, que procurou o presidente Castello Branco para relatar esquema de empréstimos de Adhemar, através de títulos públicos, as chamadas "adhemaretas".

Castello, após ouvir os reclamos dos seus ministros, afirmou que iria agir. O governo tinha duas alternativas: cassar o mandato de diversos deputados estaduais paulistas e assim garantir o quórum que daria a vitória ao candidato do partido do governo, o já indicado Abreu Sodré ou em uma medida mais radical cassar o mandato do próprio governador Adhemar de Barros.

Adhemar ainda iniciou uma série de nomeações na administração publica de São Paulo, que recebeu críticas de todos os lados.

O descalabro praticado chegava ao ponto do, em apenas 30 dias, astronômico número de 16.600 nomeações. Essa cifra chegou a 20.377 no período de seis meses.

A situação era tão absurda, que notícia divulgada pela imprensa chamou a atenção: na cidade de Laranjal Paulista, foram nomeados dois motoristas para o posto de saúde, que não possuía nenhuma ambulância...

Em 2 de junho de 1966, o governo federal fez divulgar pelos jornais do país, que o Conselho de Segurança Nacional, subordinado diretamente à Presidência da República, estava investigando as nomeações em São Paulo.

O cerco ao governador paulista havia se fechado.

Adhemar de Barros

Mais ricos do Brasil

Humberto de Alencar Castelo Branco

Presidentes do Brasil

Cidades relacionadas
São Paulo/SP

Fonte: Assembléia Legislativa do Estado de SP 06/06/2011


Adhemar de Barros*
Acervo/fonte: Revista Veja SP
São Paulo/SP em 1966

GALERIAS
Relacionadas

Mais ricos do Brasil
Atualizado: 12/03/2021 10:58:28
71 imagens    Comentários    Matérias  |  Registros
Governadores de Estado
Atualizado: 03/03/2021 04:46:12
14 imagens    Comentários  |  Registros

em Retrospectiva


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Simone Garcia
João Libero
Amora G. Mendes, Matheus Carmine