A abolição em Sorocaba foi festejada na noite de 13 de maio, mas na realidade a redenção dos cativos locais, os último, efetuara-se a 25 de dezembro de 1887 e a 6 de janeiro seguinte, em duas famosas reuniões na Câmara Municipal.£Os últimos senhores deram a liberdade aos seus escravos.£É verdade que muitos, sob a condição de os redimidos ficarem na casa dêles por um ano (e não foram 5 meses!).£Em 1887 Sorocaba havia tomado parte no movimento de Antônio Bento, protegendo escravos fugidos, devendo salientar-se Jorge Oetterer que dava passagens aos miseráveis, telegrafando aos caifases que os esperassem na estação em Sã.£
No dia 14, o jornal de Maneco Januário informa: No passeio queanteontem deu, a Comissão Emancipadora, conseguiu 160 liberdades,sendo 14 incondicionais, e o restante, com a cláusula de serviço por umano. Hoje continua ela a sua gloriosa tarefa”.No dia de 27 de dezembro de 1887, a manchete proclama: SorocabaRedimida. A notícia esclarece que no domingo, dia 25, haviam se reunido,no prédio da Câmara Municipal, muitos senhores de escravos convocadospela Comissão Emancipadora.Aclamado presidente da assembléia, o Dr. Ferreira Braga informou quehaviam sido obtidas 460 cartas de liberdade, e que a Comissão seencarregaria de passá-las, designando o dia 1º. de janeiro para a entregasolene aos libertos. Designou o dia 6 do mês entrante para nova reunião,agora com os lavradores, a fim de libertar-se todo o município.A decisão aqui tomada teve grande repercussão na Província de São Paulo,gerando iniciativas semelhantes em outras cidades. Há quem não a valorizealegando que a ela colocava para os escravos a condição de servirem seussenhores por um ano mais. A Lei Áurea, que veio logo a seguir, concedeu alibertação imediata.Os críticos não levam em conta que um dos argumentos contra a abolição,utilizado durante décadas pelos escravocratas, era o risco dedesorganização da atividade agrícola que ela trazia consigo. O serviçocondicional foi a forma que os abolicionistas de Sorocaba encontraram paradesarmar, sem atritos, aquele fator de resistência. ((Sorocaba. Uma HistóriaIlustrada 350 anos . A trajetória silenciosa dos escravos e a abolição emSorocaba. Fascículo 14 p.222, 04) .Observa-se que a maçonaria em S
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.