Vereador Edward Fru-Fru Marciano da Silva crítica o Ato Institucional nº 2
7 de novembro de 1965, domingo. Há 60 anos
•
•
A cassação do mandato do vereador Edward Fru-Fru Marciano da Silva era a manchete do Cruzeiro do Sul em 10 de novembro de 1965. A medida fora uma retaliação da Câmara a um discurso proferido por ele dois dias antes, no Restaurante OK, no qual criticara duramente o Ato Institucional nº 2 do regime militar. "A decisão da Câmara foi unânime: 19 votos a zero, em votação nominal e pública, abstendo-se apenas o vereador Diogo Mercado Gomes, que presidia os trabalhos". O comentário que provocou a ira dos apoiadores dos militares e custou o seu mandato comparava os atos a uma peça teatral: "Está faltando apenas um ato para completar essa comédia, pois toda comédia tem três atos". Edward Fru-Fru morreu em 1993 e foi homenageado ao nomear uma avenida e uma escola na zona norte.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.