A arte do carimbo, de tão bela, rendeu uma reportagem na Revista COFI. Artes estas, saíram das fronteiras de Sorocaba para o Brasil, do mundo para a história.
Nas mão mágicas de José Maria Monteiro Martins grandes nomes da Filatelia Brasileira foram imortalizados, como Danilo Sansinetti, Alaor Aguiar, Geraldo Ferreira Giazzi e José Mariano.
Em mais de 50 anos de artes na marcofilia brasileira, imortalizou em 3,2 cm momentos históricos, figuras históricas e também a história de empresas, escolas, efemérides, etc., de vários cantos do Brasil.
UM POUCO DA HISTÓRIA...
O artista plástico e filatelista José Maria Monteiro Martins nasceu em Sorocaba/SP no dia 19 de junho de 1941, uma quinta-feira.
Aos 17 anos iniciou a sua carreira como artista na antiga Tecelagem Votorantim.
Aos 21 anos José Maria passou a trabalhar na Cia. Nacional Estamparia, onde conheceu o também artista plástico suíço Ettore Marangonni.
Tinha 29 anos (1970) quando Marangonni, o apresentou ao filatelista Adolfo Frioli. Desde então, José Maria realizou as principais artes dos carimbos filatélicos do Clube Philatelico Sorocabano.
Aos 35 anos (1976) teve seu primeiro carimbo reconhecido internacionalmente: o “III Raid de Raça”, onde estilizou um calhambeque com pedaços de vários carros.
Um “carro fictício” fazendo filatelistas e colecionadores de carros do mundo procurarem por tal carimbo.
Além de criar e inspirar, deu aulas de desenho artístico. A imagem 4 o mostra ele e seus alunos da Escola Archimedes "indo a campo", em junho de 1978.
Aos 50 anos (1991) José Maria realizou a arte do carimbo da “Expofiso 17” em homenagem ao historiador Antonio Francisco Gaspar.
O Palácio dos Tropeiros foi tema de dois Carimbos Postais Filatelicos, um em 2012 na "Expofinter 2012", iniciada em 12 de abril.
O outro em 2014 nos "360 Anos De Sorocaba". No da "Expofinter 2012" ambas as artes do saudoso José Maria Monteiro Martins.
No dia 4 de janeiro de 2020 os Correios disponibilizaram para venda o selo personalizado “Os Grandes Nomes da Filatelia Brasileira – José Maria Monteiro Martins”, somente na versão gomada (imagem 1).
Umas das grandes honrarias que José Maria Monteiro Martins recebeu em vida. Ele viria a falecer meses depois.
Ele estava com 79 anos de idade, na cidade de Votorantim/SP, quarta-feira, dia 19 de Agosto de 2020.