O tradicional ato cívico no Pelourinho deu continuidade às comemorações pelos 363 anos de Sorocaba, na manhã desta sexta-feira (11). O prefeito José Crespo (DEM) não compareceu ao evento e foi representado pela primeira-dama, Lílian Crespo.
O Pelourinho de Sorocaba fica na praça Bruno Abreu Tigani, na altura do número 8.800 da avenida Itavuvu. No local está instalada, desde 1611, a coluna de pedra onde se amarravam os criminosos e escravos fugitivos para aplicação de castigos. Era um símbolo da justiça, presente em todas as vilas, e que foi instalado ainda em 1599 quando o governador dom Francisco de Souza fundou a Vila de Nossa Senhora do Monte Serrat, próximo ao Morro de Ipanema (onde Afonso Sardinha havia encontrado minério de ferro). Em 1611, a Vila -- e o Pelourinho -- foram transferidos para o local onde está até hoje, Vila de São Felipe, o embrião da Sorocaba, fundada em 1654 por Baltasar Fernandes.
A atividade tem a presença de alunos da Escola Estadual Professora Wanda Costa Daher, da Escola Municipal Professor Walter Carretero e da Escola Estadual Professor Salvador Ortega Fernandes, que fica em frente ao marco histórico. Estes, farão uma apresentação baseada no hino da cidade.
Sobre a ausência do prefeito José Crespo ao evento, a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) informou que o chefe do Executivo participou e discursou solenemente na abertura das festividades de aniversário de Sorocaba -- que, ao contrário de anos anteriores, foi o ato cívico que ocorreu na terça-feira, dia 8 de agosto, no Paço Municipal, com hasteamento da bandeira no alto do Palácio dos Tropeiros.