Em 1831, tendo impressionado economistas importantes com o valor de suas idéias, Wakefield envolveu-se em vários esquemas para promover a colonização de Sul da Austrália.
Ele acreditava que muitos dos problemas sociais na Grã-Bretanha eram causados pela superpopulação, e ele via a emigração para as colônias como uma válvula de escape útil.
Ele partiu para projetar um esquema de colonização com uma combinação viável de trabalhadores, artesãos e capital. O esquema seria financiado pela venda de terras aos capitalistas, que assim apoiariam as outras classes de emigrantes.
Demorou várias tentativas antes de o Província da Austrália do Sul estabelecido. Embora inicialmente Wakefield fosse uma força motriz, ele descobriu que, à medida que se aproximava da realização, ele recebia cada vez menos influência, até que foi congelado quase completamente, após o que se ofendeu e cortou suas conexões com o esquema.
Foi durante este período que faleceu a sua filha, Nina, e a passagem por Lisboa também o fez ficar vários meses afastado do palco das negociações.[citação necessária
No entanto, em 1839, John Hill nomeou[10] a Wakefield River, um rio ao norte de Adelaide na Austrália do Sul depois de Wakefield, que mais tarde levou à nomeação de Port Wakefield. Wakefield Street, Adelaide, também foi nomeado em sua homenagem pelo comitê de nomes de ruas.