Bem diziamos nós que o advogado do sr. Maylasky havia de provar que este cavalheiro só nasceu uma vez. De feito, no Diário de hoje não só o ilustradissimo advogado provou que o sr. Maylasky nasceu Posen (a não ser assim, como pode ser ele prussioano e polaco?), como também (por força da lógica) que esse seu cliente conta 57 anos de idade pelo menos, pois Posen passou em 1815 para o domínio prussiano.
Em 1870 jurou o sr. Maylasky ser natural da Prussia, em Maio do corrente ano declarou-se natural da Hungria. Consulte o excelentissimo conselheiro, advogado eximio, a seu filho, a quem tão bem vai encaminhando em sua honestissima advocacia, como se ha de arranjar a Hungria com a Prussia; e certamente chegará a demonstrar, além do mais, que a seu cliente, em vez de 57 anos, conta a idade que hoje contaria o pai Adão.
Sr. advogado, v. ex. tem brilhado a todos os respeitos: não só acerca dos 150 contos, como no tocante á pátria de seu cliente, etc., etc., etc.O que ha de mau em que um homem se diga hoje natural da Polônia, amanhã Prussia, depois da Hungria, e que se mais mundo houvesse, lá nacesse?Para tal cliente, tal advogado.