O Capitão Augusto César do Nascimento Filho (imagem 1 e 7) assumiu a prefeitura de Sorocaba em 29 de Julho de 1938, substituindo Alcino de Oliveira Rosa. A cidade ainda dividia suas ruas com pedrestes, carroças, bondes e automóveis (imagem 2).
12 EVENTOS OCORRIDOS EM SOROCABA EM 1938
1) Foi construída a primeira ponte oficial dos Pinheiros, de madeira, com passagem de carros. Seria a imagem 3 registrada em 13 de fevereiro de 1938?
2) Inaugurado o prédio do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7) em uma grande área doada, no Bairro do Cerrado (imagem 4).
3) O primeiro casarão de Sorocaba, conforme arquivos da prefeitura, o Casarão dos Mascarenhas (imagem 9) foi construído na atual Rua Moreira César. Pertencia a um médico da cidade, ao lado direito ficava a estrebaria de cavalos, onde hoje passa a rua da Penha.
4) Ocorreu no Mercado Municipal a 1a. Exposição Industrial, Agrícola e Comercial de Sorocaba em 11 de outubro. Com a presença do governador do estado Adhemar de Barros (imagem 5, 6 e 7).
5) Discurso realizado no Gabinete de Leitura Sorocabano em homenagem ao Dr. Álvaro Soares pelo primeiro aniversário de seu falecimento.
6) Construção da adutora 3: adutora em cimento amianto, com diâmetro de 350 mm. A vazão desta linha, segundo dados de pitometria do SAAE, era da ordem de 212 l/s.
7) Elias Antônio José, o "fundador" dos shoppings em Sorocaba, começou a trabalhar em uma loja de tecidos
8) Mario Salles Souto deixa a diretoria da Estrada de Ferro Sorocabana em 3 de maio
9) Desfile na Rua São Bento em Sorocaba em 24 de outubro (imagem 11)
10) A história do Racionalismo Cristão em Sorocaba começou, tendo como fundador e primeiro presidente José Avelino de Paiva. A militante da FiIial aniversariante Edna de Almeida Mastrandéa leu um histórico da Casa escrito pelo militante Hélio Aparecido Silvério: “A história do Racionalismo Cristão em Sorocaba começou em 9 de agosto de 1938, tendo como fundador e primeiro presidente José Avelino de Paiva.
11) Ocorreu um torneio de basquete em 20 de novembro (imagem 10)
12) Centro Espírita "Fé em Deus" foi transferido para sua terceira sede social. Aos 29 de março de 1938 o Centro foi transferido para a sua terceira sede social, no famoso sobradão localizado na esquina da Rua Brigadeiro Tobias com a Rua Monsenhor João Soares, n.º 206 ( centro ) no 1º. andar.