Falecimento de Antônio de Siqueira Campos no Uruguai
10 de maio de 1930, sábado. Há 94 anos
AVENIDA SÃO PAULO JÁ SE CHAMOU SIQUEIRA CAMPOS
A atual Avenida São Paulo já foi chamada de Rua da Contagem e também Rua Siqueira Campos. As imagens 1, 2 e 3 são desse período. A imagem 4 é da estátua existente no Rio de Janeiro.
Antonio Siquera Campos nasceu em Rio Claro, Uruguai, em 18 de maio de 1898 e foi um militar e político brasileiro envolvido com o movimento tenentista.
Seu feito mais conhecido foi o levante dos 18 do Forte [1], no Rio de Janeiro, onde juntamente com mais 16 militares e 1 civil entraram em combate desigual com os 3000 soldados legalistas na Avenida Atlântica em frente à Rua Barroso, restando sobreviventes apenas os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes e os praças Altino Gomes da Silva e Manoel Ananias dos Santos.
Posteriormente a rua Barroso foi renomeada para Siqueira Campos, como é conhecida até hoje. Faleceu em maio de 1930, quando retornava do Uruguai, em desastre aéreo. Conta-se que a viagem fora realizada a fim de tentar fazer Luis Carlos Prestes abandonar a ideia de aderir publicamente ao comunismo, onde segundo Alzira Vargas, Siqueira Campos era "o único com ascendência sobre Prestes, capaz de o demover".
Dizia ele: "À Pátria tudo se deve dar, sem nada exigir em troca, nem mesmo compreensão".Uma estátua em homenagem aos 18 do Forte representando o momento em que ele fora alvejado, foi instalada originalmente na praça Eugênio Jardim em 20 de setembro de 1959 e reinstalada na Av Alantica em frente à Rua Siqueira Campos em 05 de Julho de 1974.