Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos em Sorocaba, em 1811, tentou construir uma igreja, porém não conseguiu, trocando de nome, para Irmandade da Boa Morte - 01/01/1811 de ( registros)
Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos em Sorocaba, em 1811, tentou construir uma igreja, porém não conseguiu, trocando de nome, para Irmandade da Boa Morte
Segundo estudos publicados pelo jornal Cruzeiro do Sul (2004) a Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos em Sorocaba, em 1811, tentou construir uma igreja, porém não conseguiu, trocando de nome, para Irmandade da Boa Morte. O documentário comenta:
Face aos modestos recursos de que dispunham, malograram nas suas três tentativas iniciais de construir uma igreja do Rosário. Tentou a irmandade de início construí-la na esquina das atuais ruas de São Bento e Padre Luís, mas não conseguiu concluí-la.
O templo foi terminado pelo próprio Sarutaiá e transferido, em 1811, ao nascente Convento de Santa Clara. Duraram igreja e convento, naquele local, até 1963. A irmandade trocou de nome. Passou a se chamar Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, mas continuou a congregar devotos de Nossa Senhora do Rosário.
Em 1805 tinha sede na Igreja de Santo Antônio. (A trajetória silenciosa dos escravos e a abolição em Sorocaba: uma história ilustrada 350 anos. Fascículo 14 p.215 . In: Publicação do jornal Cruzeiro do Sul, 2004).