Isabel de Proença jazia na igreja de São Bento, na capela-mor
março de 1655. Há 369 anos
Fontes (1)
Em fins de março de 1655 ela jaz na igreja de São Bento, na capela-mor. Na igreja, por não haver outra para ser o jazigo dos fundadores, e na capela-mor, por ser quem era.Eis aí como se obtém certeza moral, a única possível, raciocinando. Em ciências experimentais, o método é diverso. Não havendo o atestado de óbito, resta lugar para a chicana, pois não era possível que levassem o corpo em dois ou três dias, com mau cheiro, a Parnaíba, contra a vontade da testadora, que desejava sepultura onde morresse, como era impossível que a levassem a falecer em Parnaíba.
Cremos ter sido a 21 de novembro, dia de Nossa Senhorada Apresentação, que foi o dia da festa da Padroeira até 1925.Coincidia a doença e testamento da tia em 28 do mesmo mês.Em fins de março de 1655 ela jaz na igreja de São Bento, nacapela-mor. Na igreja, por não haver outra para ser o jazigo dosfundadores, e na capela-mor, por ser quem era. Eis aí comose obtém certeza moral, a única possível, raciocinando. Emciências experimentais, o método é diverso. Não havendo oatestado de óbito, resta lugar para a chicana, pois não erapossível que levassem o corpo em dois ou três dias, com maucheiro, a Parnaíba, contra a vontade da testadora, que desejava sepultura onde morresse, como era impossível que a levassem a falecer em Parnaíba...
1° de fonte(s) [9049] “Memória Histórica de Sorocaba: Parte I”. Luís Castanho de Almeida (1904-1981) Data: 21 de dezembro de 1964, ver ano (89 registros)
Em fins de março de 1655 ela jaz na igreja de São Bento, na capela-mor. Na igreja, por não haver outra para ser o jazigo dos fundadores, e na capela-mor, por ser quem era. Eis aí como se obtém certeza moral, a única possível, raciocinando. Em ciências experimentais, o método é diverso. Não havendo o atestado de óbito, resta lugar para a chicana, pois não era possível que levassem o corpo em dois ou três dias, com mau cheiro, a Parnaíba, contra a vontade da testadora, que desejava sepultura onde morresse, como era impossível que a levassem a falecer em Parnaíba.