Publicação sobre a localização da primeira casa de Sorocaba
1870. Há 154 anos
Por maior felicidade, a primeira transcrição impressa em 1870 no jornal Sorocaba ao falar da casa no antigo ribeirão do Moinho, então Lageado, acrescenta: onde reside Teotônio José de Araújo. Como êste era presidente da Câmara Municipal, foi fácil alcançar a tradição oral, que apontava antes dêle o padre Florentino Oliveira Rosa, cujo oratório existia.
Diogo do Rêgo e Mendonça residia a uma certa distânciada ponte. Nada se sabe dos demais genros, filhos e netos de Baltazar.
No campo do Itapeva, por interpretação das palavras "campo onde está Brás Teves" combinadas com as limitações do patrimônio beneditino, residia Brás Esteves Leme. Éste capitão Brás Esteves Leme era mameluco, filho de pai homônimo que não se casara e tivera catorze filhos de diversas índias. Casouse com Antônio. Dias. Antes de falecer em 1678, havia-se mudado para o sítio além do rio Sarapuí, junto à barra dêste no Sorocaba, onde fundou uma capela a Nossa Senhora da Conceição. Era sogro do primeiro Pascoal Moreira Cabral, dono da fazenda hoje São Francisco, talvez no mesmo local de onde se mudou Brás Teves. Ëste Brás Teves teve também vinte filhos naturais ou mamelucos.