Registrava-se, nas atas, provisão do capitão-mor, Jerônimo Leitão, ordenando que os habitantes remetessem 200 reses para a armada, estacionada em Santos - 10/08/1583 de ( registros)
Registrava-se, nas atas, provisão do capitão-mor, Jerônimo Leitão, ordenando que os habitantes remetessem 200 reses para a armada, estacionada em Santos
10 de agosto de 1583, quarta-feira. Há 441 anos
No dia 10de agosto, registrava-se, nas atas, provisão do capitão-mor, Jerônimo Leitão, ordenandoque os habitantes remetessem 200 reses para a armada, estacionada em Santos. Emsessão dos camaristas, com a presença dos homens bons da vila, nomeados na ocasião como povo, decidiu-se por negar o pedido, visto que já tinha sido entregue gado no anoanterior, em troca do qual não haviam recebido dinheiro, conforme prometido, masvinho, vinagre e ferro, todos por alto preço. Sem contar que o pouco gado restanteestava prenhe e magro. Apesar das queixas das autoridades e dos reforços nasolicitação, o pedido não foi atendido e o gado do planalto foi preservado. O sujeitoresponsável pela cobrança foi o feitor e almoxarife da capitania, Melchior da Costa, que,coincidentemente, quando os galeões ingleses estacionaram em Santos, estava “en lavila de sampablo del campo estudando em mandar hacer bastimentos para la dicha realarmada”