*Iça-Mirim, filho do cacique Arosca, de Santa Catarina, casou-se com Susana, filha do capitão, então tomado de grande afeição pelo hóspede brasileiro, que educara com esmero - 01/01/1521 de ( registros)
Iça-Mirim, filho do cacique Arosca, de Santa Catarina, casou-se com Susana, filha do capitão, então tomado de grande afeição pelo hóspede brasileiro, que educara com esmero
1521. Há 504 anos
•
•
•
Índio carijó, filho do cacique Arosca, de Santa Catarina. Quanto tinha apenas quinze anos de idade, em 1504, partiu no navio de Gonneville para conhecer a Europa, ficando acertado entre o cacique e o navegador que Formiga Pequena deveria regressar depois de passadas “vinte luas”. Mas não quis ou não foi possível voltar. Em 1521 casou-se com Susana, filha do capitão, então tomado de grande afeição pelo hóspede brasileiro, que educara com esmero. O anfitrião deixou-lhe todos os bens em testamento, com a condição de que usasse o nome e o escudo dos Gonnevilles. Foi o primeiro índio brasileiro a se aclimatar na Europa, onde morreu aos 96 anos, d eixando boa e grande descendência na Bretanha. Entre os seus descendentes, conta-se o clérigo Binote que foi cônego da catedral de Lisieux, o qual dominava-se a si mesmo prête indien, por orgulha-se do sangue que lhe corria nas veias.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.