O visitador Francisco de Alfaro lançou suas ordenanzas que visavam encerrar a exploração da mão de obra indígena na região, a partir do controle das encomendas - 01/01/1612 de ( registros)
O visitador Francisco de Alfaro lançou suas ordenanzas que visavam encerrar a exploração da mão de obra indígena na região, a partir do controle das encomendas
1612. Há 412 anos
Em 1612, o visitador Francisco de Alfaro lançousuas ordenanzas que visavam encerrar a exploração da mão de obra indígena na região,a partir do controle das encomendas. As limitações impostas foram variadas e a maioriadelas inspirada nos relatos sobre o trabalho nos ervais. Obviamente que a grita foi geral,mas isso não impediu as repentinas visitas de autoridades no porto de Maracayú, parafiscalizar a presença de índios não encomendados nas balsas e até mesmo fazer cumprira proibição de qualquer embarque de erva naquele porto. Para Alberto Armemi, ostrabalhos nos ervais teriam criado o primeiro ponto de tensão mais forte entre osespanhóis e os guaranis no mundo paraguaio, colocando em xeque a rede de aliançasconstruída pelos conquistadores nos primeiros anos. Como afirma John Monteiro, “aperspectiva de alianças estáveis desmanchava-se em face do desenvolvimento depráticas e instituições espanholas que visavam maximizar a exploração da mão de obranativa.”