Na vila do Pôrto de Santos, estando presentes o Procurador dos feitos de EI Rei, Francisco Casado Grey e João de Abreu, Feitor e Almoxarife da Fazenda, "por elles foi dado juramento a Jeronimo Maya e Diogo Dias para avaliarem as peças de ferramenta do Engenho de ferro conforme ao despacho do Provedor Luiz de Mello - 02/02/1605 de ( registros)
Na vila do Pôrto de Santos, estando presentes o Procurador dos feitos de EI Rei, Francisco Casado Grey e João de Abreu, Feitor e Almoxarife da Fazenda, "por elles foi dado juramento a Jeronimo Maya e Diogo Dias para avaliarem as peças de ferramenta do Engenho de ferro conforme ao despacho do Provedor Luiz de Mello
A dois de fevereiro de 1605, na vila doPôrto de Santos, estando presentes o Procurador dos feitos deEI Rei, Francisco Casado Grey e João de Abreu, Feitor e Almoxarife da Fazenda, "por elles foi dado juramento a JeronimoMaya e Diogo Dias para avaliarem as peças de ferramenta doEngenho de ferro conforme ao despacho do Provedor Luiz deMello ... e logo avaliarão dous malhos q. podião pesar p:mcomais ou menos entre ambos tres quintaes e por qUintal a razãode tres mil reis, mais duas argolas grandes da mesma ferramenta q. podião pezar pouco mais ou menos três quintaes aomesmo preço, mais duas Cafras, que podiam pezar outros quintaes ao mesmo preço, mais duas chapas pequenas q. cada húapezava duas arrobas no mesmo preço, mais duas chapas grandes q. cada húa podia pezar pouco mais ou menos hum quintalcada húa, as quaes todas juntas podem pezar pouco mais ou menos doze quintaes, que a razão dos ditos tres mil reis por quintal fazem a soma de 3~000 r ... " (91)Para receber as ferramentas, obrigava-se Diogo de Quadros a "fazer dous engenhos para faser ferro e aço na Capitania de São Vicente e os mais que necessarios forem em todoeste Estado ... " (92).