Wildcard SSL Certificates
1740
1741
1742
1743
1744
1745
1746
1747
1748
Registros (10)



“A New and Accurate Map of Paraguay, Rio De La Plata, Tucumania Guaria” de Emanuel Bowen
174425/04/2024 09:05:33

Mapa
Data: 01/01/1744
Créditos: Emanuel Bowen

A posição do Rio Anhemby, atual Tietê está errada. O Tietê seria o rio que se encontra o rio que nasce no Lago. O mais curioso é a presença de duas “São Paulo”.

Duas “São Paulo”

Sobre a “República de São Paulo”, em 1618 Pierre-François-Xavier de Charlevoix registra:

“Os seus habitantes, que se diziam livres, foram governados em República por espaço de dilatado tempo debaixo da autoridaded´el-Rei de Portugal, ao qual eles pagavam um tributo de quase 800 marcos de prata todos os anos pelo quinto do usufruto do seu domínio, onde eles têm minas de ouro, e prata,que são cercadas em roda de altas montanhas, e fechadas porum espesso bosque.

Eles admitiam consigo aventureiros de todas as nações da Europa; porém não permitiam entrada aos estrangeiros na sua república.152Professavam a religião católica, ainda que exercitassem o ofício de piratas; mas finalmente el-rei de Portugal sujeitouesta república a seu domínio imediato, do qual ela hoje depende.

O mal veio primeiramente de outra colônia vizinha, em a qual o sangue português se tinha misturado muito com o dos índios. O contágio deste mau exemplo chegou bem depressa a S. Paulo, e desta mistura saiu uma geração perversa, da qual as desordens em todo o sentido chegaram tão longe, que se deu a estes mestiços o nome de mamelucos por causa da sua semelhança com os antigos escravos dos soldões do Egito.

Por mais que trabalhassem os governadores, os magistrados, e os jesuítas ajudados pelos superiores eclesiásticos, por deter o curso desta inundação, a dissolução se fez geral, e os mamelucos sacudiram enfim o jugo da autoridade divina e humana.

Um grande número de banidos de diversas nações, portugueses, espanhóis, italianos, e holandeses, que fugiam perseguidos da justiça dos homens, e não temiam a de Deus, se estabeleceram com eles: muitos índios concorreram, e ocupando-os o gosto da devastação, eles se entregaram a ela sem limite, e encheram de horror uma imensa extensão do país.

As duas Coroas de Portugal e Espanha, então unidas sobre uma mesma cabeça, estavam igualmente interessadas em livrar a Terra de semelhantes homens, mas a Vila de S. Paulo, situada sobre o cume do uma montanha (Montanha em SP?), não podia ser subjugada, senão por fome, e para isso eram precisos numerosos exércitos, que o Brasil, e ainda menos o Paraguai, não estavam em estado de fornecer, além de que um pequeno número de gente determinada podia facilmente defender as entradas, e para a render seria necessário que as duas nações achassem um meio, que jamais se pôde descobrir.

O que admira, e o que talvez impediu, que não tomasse o Paraguai em os princípios as suas medidas contra os mamelucos, é que estes não tinham necessidade de saírem do seu Distrito para viver em abundância, e para gozar de todas as comodidades da vida. Respira-se em S. Paulo de Piratininga um ar mui puro debaixo de um céu sempre sereno, e um clima mui temperado, ainda que por 24° de latitude austral.

Todas as terras são férteis, e dão muito bom trigo; as canas-de-açúcar produzem bem; nelas se acham muitos bons pastos, e assim não por outro motivo, que pelo espírito de libertinagem, e pelos atrativos da pilhagem, é que eles por longo tempo correram com fadigas incríveis, e contínuos perigos, essas vastas regiões bárbaras, que despovoaram de dois milhões de homens. Sem embargo que nada é tão miserável como a vida, que eles passavam nos sertões, em que andavam ordinariamente, muitos anos seguidos.

Um grande número deles pereciam, e alguns achavam na sua volta suas mulherescasadas com outros: enfim o seu próprio país estaria sem habitantes, se aqueles, que a ele não voltavam, não substituíssem os cativos, que faziam nos sertões, ou os índios, com quem tinham feito amizade.” (“Memórias Para a História da Capitania de São Vicente”, 1797)

*“A New and Accurate Map of Paraguay, Rio De La Plata, Tucumania Guaria” de Emanuel Bowen

Relacionamentos
-
Cidades (2)
sem imagemCananéia/SP338 registros
São Paulo/SP3529 registros
-
Temas (14)
erroc2:Caminho do Mar
389 registros
Geografia e Mapas
689 registros
erroc2:Gualachos/Guañanas
29 registros
erroc2:Guayrá
226 registros
Lagoa Dourada
168 registros
erroc2:Lagoas
68 registros
erroc2:Metalurgia e siderurgia
271 registros
Ouro
1232 registros
erroc2:República
41 registros
Rio Anhemby / Tietê
453 registros
erroc2:São Paulo de Piratininga
136 registros
erroc2:Trópico de Capricórnio
149 registros
erroc2:Abangobi
17 registros
erroc2:Metalurgia e siderurgia
271 registros
Você sabia?
Comunicava o Rei D. Manoel a seus sogros, Fernando e Izabel de Espanha o sucesso da segunda viagem á índia, por seu almirante Pedro Alvares Cabral, dizendo no que se referia ao Brasil, o seguinte: “...O dito meu capitão partiu com 13 naus, de Lisboa, a 9 de março do ano passado, e nas oitavas da Pascoa seguinte chegou a uma terra que novamente descobriu, á qual colocou nome de Santa Cruz, na qual encontrou gente nua como na primitiva inocência, mansa e pacifica; a qual terra parece que Nosso Senhor quis que se achasse, porque é muito conveniente e necessária para a navegação da índia, porque ali reparou seus navios e tomou água; e pela grande extensão do caminho que tinha de percorrer, não se deteve afim de se informar das cousas da dita terra, somente me enviou de lá um navio para me noticiar como a achou.
Carta do rei dom Manuel, datada de Sintra, anunciando aos príncipes católicos o descobrimento da terra de Santa Cruz, por Pedro Álvares Cabral
6265
38
As cores da vida, são as que pintamos.
José de Anchieta (1534-1597)
283 registros
A New and Accurate Map of Paraguay, Rio De La Plata, Tucumania Guaria
Data: 01/01/1744
Créditos: Emanuel Bowen


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP