Wildcard SSL Certificates
1838
1839
1840
1841
1842
1843
1844
1845
1846
Registros (132)



“[...] concertar três lugares arruinados pelas aguas do verão passado, e construir a metade da ponte do rio Pardo, cortado pelas aguas em Dezembro de 1839, assim como proceder-se a factura de três atalhos no morro d’esta Villa para a tornar sem ziguezagues e menos elevada [...]”
outubro de 184210/04/2024 15:56:59

Ao que parece, no entanto, tais intervenções não seriam de grande escala, havendoa construção de esgotadouros e valas, que serve ao escoamento da água, assim como as pontesde estiva. Os citados aterros nas vias e grotas, aparentam maior intervenção na tentativa deestabilizar os locais mais úmidos da serra, não há menções quanto ao material de origem paraos aterros, tampouco se houve cortes na vertente, todavia, vale considerar que nos vales maisfechados seria inevitável uma intervenção na vertente visando deixar o terreno mais plano parao trânsito dos muares. Considerando as sucessivas solicitações financeiras à Província, eraevidente a constante demanda para melhoramentos e reparos, a título de exemplo, em outubrode 1842, Padre Dória apresenta orçamento à Assembleia Provincial indicando comojustificativa “[...] concertar três lugares arruinados pelas aguas do verão passado, e construir ametade da ponte do rio Pardo, cortado pelas aguas em Dezembro de 1839, assim comoproceder-se a factura de três atalhos no morro d’esta Villa para a tornar sem ziguezagues emenos elevada [...]” (ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, 1842b).Assim ficam evidentes os problemas da estrada devido ao regime de chuvas e o relevo doterreno, e também por este motivo, fazer-se atalhos poderia minizar a alta declividade do terrenoa partir da sede da Vila de São Sebastião, trecho de alta declividade da Serra. No documentoainda há menção a uma ramificação construída para a Vila de Santo Antonio de Parahybuna eque necessita também de melhoramentos até a fazenda de Dona Maria Custódia de Alvarenga, assim como a referida ponte sobre o Rio Pardo, e roçar 6 léguas de estrada por estarem commato crescido.
“[...] concertar três lugares arruinados pelas aguas do verão passado, e construir a metade da ponte do rio Pardo, cortado pelas aguas em Dezembro de 1839, assim como proceder-se a factura de três atalhos no morro d’esta Villa para a tornar sem ziguezagues e menos elevada [...]”*

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
erroc2:testePadre Manoel de Faria Dória
16 registros / / 0 parentes
-
Cidades (1)
sem imagemtesteSão José do Paraitinga (Salesópolis)/SP25 registros
Você sabia?
Bom, boa pergunta, mas, para mim Van Gogh é o melhor pintor de todos certamente o melhor pintor, o mais popular de todos os tempos, o mais amado. Seu comando das cores, o mais magnífico. Ele transformou a dor de sua vida atormentada em beleza estática. É fácil representar a dor, mas usar sua paixão e a dor para retratar o êxtase, a alegria, a magnificência de nosso mundo, ninguém havia feito, talvez ninguém nunca mais faça. Para mim este homem estranho e selvagem que rugia pelos Campos de Provance não era apenas o melhor artista do mundo, mas também um dos maiores homens que já existiu.
*Vincent and the Doctor

122
como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
erro
erro registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP