Antonio veio para o Brasil, sendo nomeado Capitão-mor Governador, Alcaide-mor e Ouvidor da Capitania de São Vicente e São Paulo. Tomou posse destes cargos em 24 de Abril de 1637 - 24/04/1637 de ( registros)
Antonio veio para o Brasil, sendo nomeado Capitão-mor Governador, Alcaide-mor e Ouvidor da Capitania de São Vicente e São Paulo. Tomou posse destes cargos em 24 de Abril de 1637
24 de abril de 1637, sexta-feira. Há 387 anos
Nasceu por volta de 1600, em Cascais, em Portugal.
Antonio veio para o Brasil, sendo nomeado Capitão-mor Governador, Alcaide-mor e Ouvidor da Capitania de São Vicente e São Paulo. Tomou posse destes cargos em 24 de Abril de 1637.
Durante os anos seguintes, concedeu dezenas de terras de sesmaria aos habitantes povoadores da Capitania.
Casou-se em 1637, provavelmente em Santos, SP, com Marianna de Vasconcellos Aguirre, filha do português Capitão-mor Diogo Arias de Aguirre e da brasileira Marianna Leitão de Vasconcellos.
1.1. Capitão João de Aguiar Barriga, nascido em 1638, em Santos. Casou-se em 1670, com Isabel de Góes, filha do Capitão Pedro de Góes Raposo e de Helena do Prado. Isabel faleceu em 1684, e João casou-se pela segunda vez, com Anna Esteves de Mattos. Sem filhos deste casamento. João faleceu em 1690, em Santos.
João foi sertanista.
Em 1679, participou da fundação da colônia do Sacramento.
1.2. Manoel de Aguiar Barriga.
Manoel foi testamenteiro de seu irmão João, e tutor de seus filhos.
1.3. Marianna de Vasconcellos, nascida em Santos, SP. Casou-se em 1667, com o Capitão Antonio Varejão de Mendonça, nascido em São Paulo, SP, filho do português Capitão Pedro Gonçalves Varejão e da brasileira Catharina de Mendonça (Siqueira).
1.4. Joanna de Vasconcellos, nascida em Santos. Casou-se com o português Francisco Franco Pinto, nascido em Penajoia, viúvo de [...], filho de Gonçalo Vaz Pinto de Sampaio e de Ascença de Sousa Montarroio. Em 1698, Francisco foi Ouvidor de São Vicente. 1.5. Antonia Ayres Barriga, casada com o Capitão Simão da Cunha Gago. Após a morte de Simão, Antonia casou-se pela segunda vez, com o português André Gomes, nascido em peniche, filho de Luís Gomes e de Domingas Gonçalves. Sem filhos deste casamento.1.6. Isabel Diniz Barriga, casada após 1692, com o português Pedro Simões da Costa, nascido em São João da Pedreira (Lisboa), viúvo de Domingas Moreira (filha de Gaspar Gonçalves Ordonho e de Anna Moreira), filho de Nicolau João e de Maria Simões. Pedro faleceu em 1704.1.7. Antonio de Aguiar Barriga, casado com sua prima, Maria de Vasconcellos.