A Assembléia Constituinte enviou uma grande delegação para parabenizar Pedro e o 7 de setembro de 1823 foi celebrado com toda a pompa militar, civil e religiosa - 07/09/1823 de ( registros)
A Assembléia Constituinte enviou uma grande delegação para parabenizar Pedro e o 7 de setembro de 1823 foi celebrado com toda a pompa militar, civil e religiosa
Para a surpresa de Condy Raguet, embaixador dos Estados Unidos no Brasil, o 7 de setembro de 1823 “foi celebrado com toda a pompa militar, civil e religiosa apropriada a umafesta tão importante”.
Ele especulou que a cerimônia se devesse à política cada vez mais acirrada relativa à assembleia e se questionou se andara equivocado ao ver a aclamação (12 de outubro) como “o verdadeiro dia de declaração da independência”.
9 O Barão Wenzel de Mareschal, representante austríaco, não estava, aparentemente, surpreso e simplesmente relatou que “se prepara para o 7 de setembro, como o dia do aniversário da independência proclamada em São Paulo, uma festa militar”.
Naquele ano, a única alusão à comemoração do 7 de setembro na imprensa do Rio deJaneiro foi um soneto em O Sylpho, que conclui: “Estás independente ... oh! que te resta/Valor Brasil! Constituição ou Morte.”[2]