Duarte Nunes Leão e frei Heitor Pinto registram a doação de oitenta mil dinheiros de ouro que fez D. Afonso I ao Hospital de São João Batista de Jerusalém - 26/10/1530 de ( registros)
Duarte Nunes Leão e frei Heitor Pinto registram a doação de oitenta mil dinheiros de ouro que fez D. Afonso I ao Hospital de São João Batista de Jerusalém
26 de outubro de 1530, domingo. Há 494 anos
Constata-se, no texto, a existência da Irmandade da Terra Santa, dentro doComissariado, cujos irmãos incluíam a própria rainha e seus familiares. O fato dea Rainha D. Maria I pertencer à Irmandade da Terra Santa é a continuidade deuma tradição entre seus antecessores. É de Duarte Nunes Leão e do frei HeitorPinto o registro da doação de oitenta mil dinheiros de ouro que fez D. Afonso Iao Hospital de São João Batista de Jerusalém, administrado pelos mongesmilitares (transformados em Cavaleiros da Ordem de Malta em 26 de Outubro de1530). Essas moedas destinavam-se à compra de fazenda cujas rendasgarantissem o sustento dos enfermos e pobres abrigados no hospital (SantoAntônio, 1741, parte 1, liv. 7, p. 391, 3).