D. Rodrigo foi mandado seguir para o sul, para as minas de Paranaguá e de SABARABUÇU, região onde o movimento "bandeiristico" teve foco em São Paulo - 29/11/1677 de ( registros)
D. Rodrigo foi mandado seguir para o sul, para as minas de Paranaguá e de SABARABUÇU, região onde o movimento "bandeiristico" teve foco em São Paulo
29 de novembro de 1677, segunda-feira. Há 348 anos
•
•
•
Eu Príncipe, vos envio muito saudar: Fui Servido resolver fosse ao descobrimento das Minas de prata o administrador Geral D. Rodrigo de Castelo Branco, e o Tenente General, Jorge Soares de Macedo, para uma vez servir no conhecimento de que há estas Minas, ou de todo se colher o desengano de que não presistem, mandei aplicar a este dispêndio o donativo da Inglaterra e paz de Holanda dessa Vila, e das mais da repartição do Sul, por se achar minha Fazenda tão exausta que não houveram outros efeitos para se lhe aplicar, e satisfazer a Inglaterra, e Holanda pela deste Reino, e desvanecendo-se o intento das Minas de Paranaguá, lhe ordeno passem à serra de Sabarabuçu, e porque não puderem fazer sem ajutório desses moradores como levam por instrução comunicando convosco o modo comk que se pode fazer esta jornada e disporeis, e os moradores que me tiverem de fazer este serviço, quando sejam em número em que se lhes haja nomear Capitão que vá a ordem do dito Tenente-General, e nomeareis e confio em vosso zelo, e do bem que me tendes assistido ao que toca em benefício deste Coroa obreis nisto, e na entrega do que se estiver devendo do donativo, e for caindo para suprir às despesas do que fica referido de modo que tenha Eu que vos agradecer e definir em vossos acentamentos, como merecem tão leais vassalos. Enquanto a queixa que me fazeis sobre a repartição do Sal, preço por que se vos vende e excesso dos Oficiais da Vila de Santos, o Desembargador João da Rocha Pitta, que envio à diligência do meu Serviço, e do que tiveres que requerer perante ele, vos fará justiça e de vos confio o deichareis obrar advertido-o daquelas coisas que mais convenientes forem à vossa conservação e aumento da Vila. Escritas em Lisboa.
1° de fonte(s) [23548] Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo Data: 1895, ver ano (62 registros)
Nascera João Alvares Coutinho por 1613, estivera nas minas de Potosí e viera servindo ao fidalgo castelhano na missão deste mandada de Portugal ás minas da Bahia, com o mesmo trabalhando em Itabaiana. Pela provisão régia de 29 de novembro de 1677, que incumbira a d. Rodrigo de igual encargo nas minas de Paranaguá e depois nas de Sabarabussú, vieram eles para o sul, e, a 20 de maio de 1680, aportavam a Santos, subindo um mês depois para a vila de São Paulo, afim de seguirem no encalço de Fernão Dias. [Página 459]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.