Wildcard SSL Certificates

1673
1674
1675
1676
.
1677
1678
1679
1680
1681

Registros




84
Depoimento / Consulta por Salvador Correia de Sá realizada pelo Conselho Ultramarino
3 de maio de 1677



uel João Branco Temos, porém sobre tal periodo o depoimento de Salvador Correia de Sá e Benevides, prestado em 3 de Maio de 11677, quando este, que tambem aqui estivera menino, acompawhando o pae e o avó era membro do Conselho Ultramarino doc cit « Rev. do Inst. Hist e Geogr. Bras. » LXIII p 1 ", 9 Disse elle o seguinte

« Que no ano de 1606 tornou D. Francisco de Sousa a renovar as noticias das minas de S. Paulo e morreu neste serviço, havendo fabricado um engenho de ferro de que ha muito é bom Morreu tambem um mineiro allemão que levava comsigo que ouviu dizer a muitos moradores de S. Paulo que o dito mineiro dissera a D. Francisco que do ouro se atrevia a fazer- lhe fundição tamanha como a cabeça de um cavallo; morrera um e outro.

« Que el rei de Castella com estas noticias mandara a seu avò Salvador Corrêa de Sáa, no anno de 614, succeder ao mesmo D. Francisco, com as mesmas jurisdicções, e mercês que eram grandes e em sua companhia um frade trinitario, que tinha fama de grande mineiro, pelo haver sido no Potossy, em sua companhia.

« Que sendo elle conselheiro de 12 para 13 annos, passara ao Brasil, aonde particularmente em S. Paulo estiveram perto de cinco annos, fazendo differentes fundições, e em todas ellas achando metaes não conhecidos, porque parecia ferro ou cobre, e nem um destes dois generos era Vendo se seu avô atalhado, avisara ao Marquez de Alenquer que governava este reino por vezes, pedindo lhe mineiros, beneficiadores, ensaia dores, e a ultima vez dando noticias de uma serra chamada Sabarabussií, donde uns moradores que a ella foram e entre elles um ourives de prata trouxeram uma tomboladeira di zendo que era de prata que daquella serra tiraram que elle con selheiro viu e tem de peso o mesmo que um prato pequeno, esi era do prato ou da serra elles o sabiam, porque elle o não vira tirar « Que o que se affirma é que ha muito ferro e cobre no rio que vai a metter se no da Prata, que fica nas costas do Pernaguá para Oeste, muito ouro de lavagem que naquelle tempo se tirava em quantidade, por haver muitos indios, e elle trouxera um grão de quarenta e oito oitavas ao Marquez V. rei; vendo seu avô que lhe não deferiam com mineiros, se viera a represental o, e dar noticias do que tinha obrado, com o que ficou em calma por aquella parte » A expressão « perto de cinco annos » indica bem claramente que o periodo de governo de Salvador Correia de Sá o velho) se prolongou até 1618 Neste anno e não a 11 de Junho de 1623, como pretende Porto Seguro, « Historia Geral do Brasil » II, 1208) é que foi nomeado governador da Repartição do Sul Martim Correia de Sá, cuja administração se extendeu até 1632 A corða fez expedir a 18 de Agosto de 1618, um regimento( in Silva Lisboa, op cit II, 355- 365 mandando largar aos seus descobridores as terras mineraes das capitanias de S. Paulo e S. Vicente, mediante apenas o pagamento do quinto Começa esse_documento fazendo referencia ás missões especiaes de d Francisco de Sousa e Salvador Correia, missões inuteis, « por se não poder por ellas averiguar a certeza das ditas minas, e não se ter tirado dellas proveito algum para a minha Fa zenda » Usa Taques « Informação » 13) de expressão per feita, quando diz que « tornou o mesmo Senhor a repetir esta graça » porquanto o acto de 30 de Janeiro de 1619 in Silva Lisboa, op cit. II, 306- 338é a simples reedição do regi mento de 15 de Agosto de 1603, analogo, nos seus effeitos, ao de 18 de Agosto de 1618 [1]

Consulta por Salvador Correia de Sá realizada pelo Conselho UltramarinoRegimento surgiu depois das notícias da morte do tal mineiro alemão que andava com Francisco de Souza e dos boatos de que se fundia ouro do tamanho da “cabeça de um cavalo”Estes regimentos só reforçam as expectativas e os investimentos feitos em torno das supostas minas. Segundo nos diz Taunay, baseado numa consulta de Salvador Correia de Sá e Benevides realizada pelo Conselho Ultramarino em 1677, o regimento de 1603 teria surgido em função das várias dúvidas existentes em relação às minas, em especial, depois das notícias da morte do tal mineiro alemão que andava com Franciscode Souza e dos boatos de que se fundia ouro do tamanho da “cabeça de um cavalo”.

Esta história do ouro do tamanho de uma cabeça de cavalo aparece em outro documento. No Libro de los sucessos del ano de 1624, alocado na BNE MSS2355) fala- se deste mineiro alemão, só que teria sido assassinado a mando dos jesuítas, que temiam que a notícia da riqueza aumentasse a servidão dos gentios.

Conforme o manuscrito, o mineiro descobrira que poderia retirar “tan gran pedazo de oro comoel cavallo en que estava”, e tal noticia alarmara tanto os padres, que, na mesma noite, o mineiro foi encontrado morto.

Apesar de o livro referenciar o ano de 1624, o documento é posterior a 1640, já que dá conta da Restauração( rebelión, conforme seu texto) que parecia ter ocorrido há pouco, e da expulsão dos jesuítas da vila, porque, segundo o manuscrito, não respeitavam os direitos dos moradores.

Menciona ainda que os jesuítas tiravam ouro de São Paulo e o enviavam ao Duque de Bragança, para financiar a revolta. O documento é do reinado de Felipe IV, já que nele se fala da prata que nunca foi retirada do Brasil no tempo de Felipe III, “ni en el de su majestade”. [2]

[25200] Documentos Históricos. Consultas do Conselho Ultramarino Bahia 1673-1683
Data: 1950

Que no ano de 1606 tornou a renovar D. Francisco de Souza as notícias das minas de São Paulo, e morreu neste serviço, fabricando um engenho de ferro (de que há muito é bom). Morreu também um mineiro alemão que levava consigo que ouviu dizer a muitos moradores de São Paulo que o dito mineiro dissera a D. Francisco que do ouro se atrevia a fazer-lhe fundição tamanha como a cabeça de um cavalo, morrera um e outro.

Que El-Rei de Castela com estas notícias mandara seu avô Salvador Correa de Sá, no ano de 1614, suceder ao mesmo D. Francisco de Souza com as mesmas juridições e mercês
[Páginas 119 e 120]
Depoimento / Consulta por Salvador Correia de Sá realizada pelo Conselho Ultramarino
ID
SENHA


Procurar
  Cidades    Pessoas    Temas


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP