Wildcard SSL Certificates
1800
1801
1802
1803
1804
1805
1806
1807
1808
Registros (24)




NAO DSSS!!!



Franca Horta visita Sorocaba
180411/04/2024 00:30:45

O parecer foi feito com o objetivo de responder ao pedido de esclarecimentos realizado pelo Conselho Ultramarino sobre as intenções dos camarários de Sorocaba. Na parte inicial do documento, Franca e Horta apresenta problemas econômicos para a fundação, alegando que a Vila de Sorocaba era muito pobre e com poucas famílias abastadas para manter o recolhimento; fato que poderia ser contestado, pois, com ainstalação do registro de animais, as fortunas locais cresceram (Bacellar, 2001).

A viagem de Franca e Horta aconteceu em 1804, quando ele passou pelas vilas de Itu, Sorocaba e Porto Feliz. Segundo a descrição de sua viagem (Horta, 1906), os motivos do deslocamento teriam sido dois: obter mais informações sobre a construção do novo caminho que ligava Itu à cidade de São Paulo e sobre a fundação de duas Irmandades da Misericórdia – uma em Sorocaba, outra em Itu.

Na mesma narrativa, o governador descreveu os cidadãos das duas vilas como muito honrados e bons servidores do Estado. Como afirmara em seu parecer ao Conselho Ultramarino, durante a viagem, ele não só conhecera Manoela de Santa Clara – e provavelmente seus familiares –, como talvez tenha sido recebido por Salvador de Oliveira Leme, falecido em 1805. Outro ponto importante:

ele visitou o local onde a construção do prédio do Recolhimento de Santa Clara tinha sido iniciada. A historiografia (Algranti, 1993; Almeida, 2003; Azzi, 1983) mostra vários exemplos de recolhimentos que começaram a construção de seus prédios antes mesmo dereceber a autorização régia. Segundo o relato de Franca e Horta, Manoela de Santa Clara coordenava a construção, e ele afirma que o prédio não era adequado por sua construção ser conduzida por uma mulher. [1]

A primeira vez que essas mulheres aparecem claramente é na documentação sobre os pedidos para a fundação de um recolhimento. De forma indireta no parecer, o então capitão-general de São Paulo Franca e Horta apresenta a opinião desfavorável à fundação de um recolhimento na vila.

Resta-me finalmente informar a Vossa Alteza motivos particulares que tiveram estes camaristas para [ileg.] a presente súplica, circunstâncias que pessoalmente examinei, quando por outra diligência que interessava o Real Serviço, me foi preciso chegar à vila de Sorocaba. Existe ali uma insensata mulher, que pelo vaidoso entusiasmo de ser fundadora, e regente, havendo-lhe tocado uma pequena fonte de terras por herança, deu princípio a um edifício com essa destinação.

O terreno onde tem algumas casinhas, e uma asseada capela, suposto tenha capacidade para os ofícios de um recolhimento, falta-lhe, contudo, o essencial, que é o seu interior uma área indispensavelmente [ileg.] para [ileg.] e passeio das Recolhidas, o que é impossível de conseguir-se por achar situado no centro da vila cercado por toda a parte das casas de moradores.

Este informe edifício de taipas de terra, mal construído pela direção daquela mulher, que sem discurso, nem força para a dita obra, não faz mais que levantar este ano, o que no passado se desfez, foi olhando por aqueles homens como um fundo suficiente para o dito recolhimento lisonjeados da esperança de que outros concorreriam com esmolas para o complementarem como se tão débeis fundamentos [ileg.] se pudessem contar alguma coisa [2]
Franca Horta visita Sorocaba

Relacionamentos
-
Pessoas (2)
António José da Franca e Horta (1753-1823)
27 registros
Salvador de Oliveira Leme (1721-1802)
Falecido há 2 anos / 68 registros
-
Cidades (1)
Sorocaba/SP
10973 registros
-
Temas (2)
Convento/Galeria Santa Clara
48 registros
Estradas antigas
1152 registros
Você sabia?
Bom, boa pergunta, mas, para mim Van Gogh é o melhor pintor de todos certamente o melhor pintor, o mais popular de todos os tempos, o mais amado. Seu comando das cores, o mais magnífico. Ele transformou a dor de sua vida atormentada em beleza estática. É fácil representar a dor, mas usar sua paixão e a dor para retratar o êxtase, a alegria, a magnificência de nosso mundo, ninguém havia feito, talvez ninguém nunca mais faça. Para mim este homem estranho e selvagem que rugia pelos Campos de Provance não era apenas o melhor artista do mundo, mas também um dos maiores homens que já existiu.
*Vincent and the Doctor
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto: mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer ‘mas outros me disseram para fazer isto’ ou que ‘a virtude não era conveniente no momento’. Não será suficiente. Balduíno IV de Jerusalém (1161-1185)
5 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP