o Capitão Paulino Ayres de Aguirre e o sargento-mor Manuel Joaquim da Silva e Castro fazem petição às autoridades judiciais da Vila Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga referente à arrematação por 3:622$000 (três contos, seiscentos e vinte e dois mil réis) pagáveis em 2 prestações anuais da Fazenda Boa Vista de Botucatu, com todos os seus pertences - 24/12/1776 de ( registros)
o Capitão Paulino Ayres de Aguirre e o sargento-mor Manuel Joaquim da Silva e Castro fazem petição às autoridades judiciais da Vila Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga referente à arrematação por 3:622$000 (três contos, seiscentos e vinte e dois mil réis) pagáveis em 2 prestações anuais da Fazenda Boa Vista de Botucatu, com todos os seus pertences
24 de dezembro de 1776, terça-feira. Há 248 anos
Fontes (1)
Em 24/XII/1776, o Capitão Paulino Ayres de Aguirre e o sargento-mor Manuel Joaquim da Silva e Castro fazempetição às autoridades judiciais da Vila Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga referente à arrematação por3:622$000 (três contos, seiscentos e vinte e dois mil réis) pagáveis em 2 prestações anuais da Fazenda Boa Vista deBotucatu, com todos os seus pertences. Esta foi dos extintos jesuítas. A autuação de posse foi elaborada em 10/I/1777 eencontra-se no AFI.No inventário do Cel . Paulino Ayres de Aguirre, falecido em 1798, constam esses bens de raiz cujasdivisas sempre foram o Rio Guareí, o Rio Paranapanema e a Serra de "Ínhumbi" (é exatamente assim que a palavra entreaspas está escrita no documento); a) Fazenda Santo Inácio (Itapetininga) com todos os seus pertences. Nesta, entra umacasa co parede de mão, coberta de telhas com 6 portas e 2 janelas e com alguns paióis com cobertura de palha avaliadaem 14$000. Desta fazenda fazem parte também um campo de criar, com terras lavradias avaliado em 250$000 e umcampo de criar com matos lavradios denominado Capela Velha avaliado em 100$000 com estes pontos de referência:Ribeirão do Jacuí-mirim e Rio Guareí (parte de cima), b) Fazenda Botucatu (Itapetininga) com todos os seus pertences.Avaliação: 3:200$000. As propriedades a) e b) ficaram com a viúva-inventariante Maria de Nazareth do NascimentoLima. Pelo menos a propriedade b) foi por ela possuída através de licitação ocorrida em 06/VII/1799 com a presença detodos os herdeiros, do curador de menores e de interessados nesta. Em 29/XII/1799, Maria de Nazareth do NascimentoLima vendeu por 8:800$000 para Américo Antonio Ayres, filho do Cel. Paulino Ayres de Aguirre, as Fazendas Reunidas Santo Inácio e Boa Vista de Botucatu ou Aterradinho de Botucatu, ou somente Botucatu ou somente Aterradinho, ambas no termo da Vila de Itapetininga. O negócio foi realizado na Vila Nossa Senhora da Ponte deSorocaba e a escritura encontra-se no Livro de Notas do mencionado ano às fls 37v e 38. (Livro Guareí - Silvio Vieira de Andrade)