A notícia chegou aos ouvidos de Furtado de Mendonça, por acaso. Estando o visitador na Paraíba, a 8 de janeiro de 1595, concedeu 15 dias da graça - 08/01/1595 de ( registros)
A notícia chegou aos ouvidos de Furtado de Mendonça, por acaso. Estando o visitador na Paraíba, a 8 de janeiro de 1595, concedeu 15 dias da graça
8 de janeiro de 1595, domingo. Há 429 anos
No dia 11 do mesmo mês, Furtado de Mendonça enviou missiva ao ouvidor BaltasarLeitão, ordenando que se “faça a execução dos ditos açoites” e seja o réu “enviado a bomrecado às galés do Reino”. O tempo passa e Romeiro já cumpria sua pena nas galés quandonovas informações surgem. Por certo, configurariam um agravante caso tivessem sidoincluídas nos autos. Romeiro omitiu ao visitador que, além de sodomita, era bígamo, ou seja,havia casado na Igreja pela segunda vez, sendo viva a primeira esposa – crime que tambémpertencia ao foro inquisitorial. A notícia chegou aos ouvidos de Furtado de Mendonça, poracaso. Estando o visitador na Paraíba, a 8 de janeiro de 1595, concedeu 15 dias da graça.Logo no dia seguinte, compareceu à Mesa Joana Afonso (40 anos), natural da Ilha de SãoTomé, que fora acusada de adultério e veio degredada para o Brasil.