Biografia do Exm. senador Vergueiro (1778-1859), gentil homem de S. M., e seu ministro de Estado, oferecida a S. M. o imperador. Jornal O Lidador/PE, 1847. Página 2 - 01/01/1847 de ( registros)
Biografia do Exm. senador Vergueiro (1778-1859), gentil homem de S. M., e seu ministro de Estado, oferecida a S. M. o imperador. Jornal O Lidador/PE, 1847. Página 2
A fortuna, porém, não se cançava em perseguir com essas miudezas o seu predileto filho, o Exm. Sr. Vergueiro, isso era apenas preludio de maiores conquistas, e a prova está em que, quando o ex-rabula mal precatou-se, ela deu-lhe um furioso encontrão, e arremessou com ele dentro da "Casa doada", lhe cousa geralmente sabida que havia em Portugal uma Casa, a quem tinham sido doados pelo Rei os direitos que se cobram em Sorocaba.
Inútil lhe dizer que os monarcas portugueses davam recompensas tão singulares como esta a vassalos que tinham bem merecido deles, ou por seus verdadeiros serviços, ou por sua habilidade lisonja e adulação, que de ordinário conspurca com o seu hábido hediondo a purpura mais gloriosa.Essa casa, pois, recebia grandes direitos de Sorocaba, e todos os anos iam em boa não para Portugal os famosos contos de réis, que deduzidos do trabalho de mil pessoas indrustiosas, devião alimentas por certo a indolência de meia duzia de ociosos.
Ora, sendo bastantes os contos parece que chegavam suficientemente para enriquecer, ou, pelo menos, arranhar a mais uma pessoas; e, pois, a fortuna impelio para essa Casa o sr. Vegueiro. Talvez nem o Exm. Senador sonhasse, jamais, que tempo viria em que ele houvesse de sofrer uma tal impulsão elétrica, que o fizesse saltar para dentro dessa colméia auríferas, em que as abelhas (...)
Casamentos: Genebra de Barros LeiteSogros: Antonio de Barros PenteadoCunhados: 1o. Barão de Piracicaba