Wildcard SSL Certificates

162505/04/2024 08:32:35

Anthony Knivet em Sorocaba
Data: 01/01/1915
Créditos: Primeiro Congresso de História Nacional: Explorações Geográficas, Arqueológicas e Etnográficas
Página 381

O Pará está além de Paraeyva oitenta léguas: esses índios não trabalham nos minas para. ouro, como fazem os espanhóis, mas só pegam os pedaços que encontram quando a chuva leva a terra: pois onde estão as minas de ouro não há árvores, mas são montanhas secas de terra preta, que os índios chamam de Taiuquara; e a montanha onde os molopaques encontram esse grande depósito de ouro chama-se Etepararange: se esses canibais tivessem o conhecimento de Deus, posso dizer com ousadia que não há nenhum no mundo como eles. [“As incríveis aventuras e estranhos s incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet infortúnios de Anthony Knivet”, 1625. Anthony Knivet (1560-1649). Página 257]

Depois que nos despedimos de nossa companhia, chegamos a muitas montanhas, onde encontramos um bom estoque de ouro e muitas pedras preciosas; quando chegamos a este país, pensamos que tínhamos estado na província do Peru, tínhamos tantas minas, e não havia um de nós que tivesse um estoque de pedras, que as que pegávamos hoje, jogávamos amanhã para levar outros melhores que os que tínhamos antes. Assim viajamos cerca de dois meses no país dourado, até que no último dia chegamos àquela grande e estranha Montanha de Cristall. Esta montanha é de uma altura enorme, que parece estar dentro das nuvens, e tão íngreme que é impossível passar por cima. Foi aqui que passamos pelo Vault e, na verdade, foi um dos maiores perigos e o mais desesperado em que já estive. [Página 262]

Aqui os canibais não estime mais de ouro, ou pedras preciosas, então Armazene de ouro. de todas as pedras nas ruas: se os espanhóis tivessem conhecidos deste País, eles não precisavam ter ido para Peru, não há igual para todos os ricos metais e muitos tipos de pedras preciosas. Neste lugar Eu vivi dezoito meses, e fui nu como os Canibais fez. [Página 263]

Depois que tivemos Passando por este País, chegamos a um Rio que corre. de Tocoman para o Chile, onde demoramos quatro dias fazendo Canoas passar o Rio, pois havia tantos crocodilos, que não ousávamos passar por medo deles: depois de passarmos por este Rio, chegamos à Montanha De todas Metalas , ou seja, de todos os metais. Neste local há vários espanhóis e portugueses foram, e certos homens fora da lei foram lançados em terra nesta costa por um tal Pedro de Charamento, que veio a este lugar, e instalou uma grande Cruz, e nela escreveu que o País era o Rei da Espanha; o que eu publiquei, e escrevi que era a Rainha da Inglaterra. Esta colina é de diversos tipos de Metais, Cobre e Ferro, algum Ouro, e grande estoque de Quicke-prata. É muito alto, e totalmente nua, sem nenhuma árvore. Aqui também foi feita uma igrejinha, onde encontramos duas imagens, uma de Nossa Senhora e outra de Cristo crucificado. Quando os Tamoyes viram aqueles sinais, pensaram que eu os havia traído, e (de fato) fiquei pasmo, pensando que havíamos estado em alguma parte do Rio da Prata, e porque os índios não deviam desanimar, mostrei minha auto-estima. para ficar muito feliz, e disse-lhes que eu sabia que eram sinais que meus conterrâneos costumavam fazer quando vinham para países estranhos: com essas convicções fiz os Tamoyes virem em sua jornada para o Mar; caso contrário, se eu lhes dissesse que havia uma caixa montada pelos espanhóis, o medo de que os pobres canibais estivessem nelas tinha caixa o suficiente para fazer com que todos voltassem de onde vieram.

Por fim, chegamos ao Mar, como eu lhe disse, à Cidade dos Cariyohs: esta Cidade fica em um belo lugar agradável, perto da costa em uma bela baía, onde cem navios podem atracar sem nenhum perigo. E neste lugar você sempre terá grande estoque de peixes. Neste País, por uma faca ou um anzol, pode-se comprar uma dúzia de peles de muito bom Furre; e se você quiser, esses índios irão (para qualquer ninharia) e pegue duas ou três cestas de Metals, e algunstive tanta sorte, que por dois ou três copos,e um Combe ou dois, com algumas facas, eles conseguiramvalor de quatro ou cinco mil coroas em ouro ePedras. O Towne ficava em cima de uma colina, mas nós o puxamosbaixa.

Mas quando fomos levados pelos portugueses, eque os Cariyohs foram restaurados novamente ao seu país,eles se situou novamente no mesmo lugar onde eleseram quando os expulsamos de seu país. Aquios Portugals me amarraram, e teriam me enforcadopelos doze portugueses que os canibais mataram ecomido.

Os Caryiohs são homens de boa estatura e muito valentes: eles fazem buracos no lábio inferior como os outros Corça dos canibais. Esses canibais também comem a carne do homem, e falam a mesma língua que os Tamoyes: o as mulheres são muito graciosas, a maioria delas são de feira tez; eles usam seus cabelos soltos sobre seusouvidos, e todos os seus corpos morreram de preto, e seus rostos murchos e amarelos, seus seios são todos esculpidos com diversas cores, o que combina muito bem. Aqui está ofim da minha viagem pela América, com os Canibais,de onde voltei para meu Mestre SalvadorCorea de Sasa; onde eu estava pior do que nuncaantes da.[Página 264]

A facilidade de adaptação e contato com os povos indígenas permitiu a Knivet um relativo sucesso, como o apontado em suas crônicas e em outros documentos, como o inventário realizado a pedido de Martim de Sá sobre despesas, no qual podemos verificar a seguinte passagem:

O objetivo de Martim de Sá era a compra de escravos por missangas e ferramenta; mas, apesar de os Guaianazes serem muito dados a esse comércio, a ponto de venderem suas próprias mulheres e filhos, na ocasião encontravam-se em extrema escassez.

Por isso Martim de Sá resolveu enviar Knivet, com oito de seus escravos, aos Puris, gentio amigo dos contrafortes da Mantiqueira, cujo morubixaba acolheu muito bem o emissário e, depois de recebidas as dádivas de Martim de Sá, lhe entregou setenta escravos, fazendo-os acompanhar por trezentos frecheiros até a outra banda do Paraíba, rumo ao litoral (PROCESSO, 1937).

Ainda sobre o caminho dos Guaianazes, segundo o relato de Knivet, havia sido prometido a ele um escravo para realizar trabalhos para o inglês quando retornando ao Rio de Janeiro. Mas o prometido não aconteceu. Continuou a cumprir suas entradas. As datas das entradas seguem ainda com alguns espaços a serem preenchidos durante as análises dos documentos de viagem e cartoriais, como é o caso do inventário solicitado pela família Sá. Isso aponta a um conflito de datas constante e de “versões”.

Como o objetivo deste artigo é a verificação do caminho e da utilização do rio como transporte e alimentação para os viajantes, prevalecem as relações de cruzamentos dos dados. Assim, as datas funcionam aqui como acessórias à análise, apenas como guia temporal dessas entradas paulistas. [1]Eu e os doze portugueses de quem falei nos despedimos do capitão, preferindo seguir em direçãoao mar do Sul do que voltar sem nada.1 Os nomes dosportugueses eram: Francisco Tavares, Luís de Pina,Gonçalo Fernandes, Tomás do Vale, Luís Coelho, Matias de Galo, João da Silveira, Pedro da Costa, Antônio Fernandes, Jorge Dias, Manuel Caldeira.

Knivet e seus companheiros pretendiam fazer o mesmo que os japoneses do navio de Cavendish: atravessar o continente até atingir as lendárias riquezas do Peru, no mar do Sul. Andrew Battell, inglês que esteve no Brasil e na África, indicara o caminhopor todos desejado:

“Da cidade de Buenos Aires chegam todo o ano quatro ou cinco caravelas à Bahia, no Brasil, e a Angola, na África, que trazem grande carregamento de tesouros, que é transportado, por terra, do Peru até o rio da Prata.

eu mesmo, Anthony Knivet. Depois que deixamos o capitão, fi zemos uma canoa bem grande da casca de uma árvore e começamos a descer um rio chamado Jaguari.

Uma semana depois chegamos a uma pequena aldeia de seis casas que parecia estar há muito desabitada. Abandonamos então nossa canoa e decidimos continuar o trajeto por terra. Nessa aldeia encontramos grande quantidade de vasos de cerâmica e, dentro de alguns, pepitas de ouro amarradas a linhas com as quais os índios costumam pescar.

Também encontramos pedras verdes como grama e uma grande quantidade de pedras brancas e brilhantes como cristal. Muitas das pedras, no entanto, eram azuis e verdes, vermelhas e brancas, todas deslumbrantes de olhar. Quando vimosas pepitas de ouro e essas pedras, calculamos estar muito próximos de Potosí.

Rumamos então para sudoeste e subimos uma enorme montanha coberta de fl oresta.5 2. No original “Lewes de Pino, Tomas Delvare, Lewis Loello, Matheas del Galo, John de Silvesa, Petro de Casta, Gorgedias”. 3. No original “Janary”. Segundo Teodoro Sampaio, após abandonarem a canoa, seguiram na confl uência do Jaguary com o Camanducaia, próximo à atual cidade mineira de Santa Rita da Extrema.

4. Cálculo muito de acordo com a geografi a da época, em que o sertão de São Paulojuntava-se ao Peru, a terra das fabulosas riquezas minerais.5. Segundo Teodoro Sampaio, essa montanha seria o atual morro do Lopo, de 1.710metros de altura, na divisa entre São Paulo e Minas. Suas extraordinárias provações 115Chegamos num lugar de terra seca e marrom, cheiode morros, rochas e nascentes de vários córregos.6

Em muitos desses córregos encontramos pequenas pepitas de ouro do tamanho de uma noz, e muito ouro em pó feito areia. Depois disso, chegamos a uma região bonita onde avistamos uma enorme montanha brilhante à nossa frente.7 Levamos dez dias para alcançá-la pois,ao tentarmos atravessar a planície,8 mesmo longe daserra, o sol fi cava forte demais e não podíamos maisavançar por causa da claridade que refl etia e nos cegava.Enfi m, lentamente conseguimos chegar ao sopé dessamontanha, onde encontramos muitos tamanduás.96. Ainda segundo Teodoro Sampaio, esse sítio estaria nas vizinhanças do Guaripocabade Bragança Paulista.7. A montanha brilhante, segundo Teodoro Sampaio, seria a serra de Itaberaba, umprolongamento da Mantiqueira, entre os municípios de Nazaré Paulista e Santa Isabel.Itaberaba, em tupi, quer dizer “montanha reluzente”. Gabriel Soares de Sousa, em seuTratado descritivo do Brasil, de 1587, dá testemunho semelhante: “E não há dúvidasenão que entrando bem pelo sertão desta terra há serras de cristal fi níssimo, que seenxerga o resplandor delas de muito longe, e afi rmaram alguns portugueses que asviram que parecem de longe as serras da Espanha quando estão cobertas de neve,os quais e muitos mamelucos e índios que viram essas serras dizem que está tãobem criado e formoso esse cristal em grandeza, que se podem tirar pedaços inteirosde dez, doze palmos de comprido, e de grande largura e fornimento.” Também Pero [2]de Magalhães de Gândavo, no Tratado da Terra do Brasil, se refere ao mito tupi doitaberabaçu, ou sabarabuçu: “A esta capitania de Porto Seguro chegaram certos índiosdo sertão a dar novas dumas pedras verdes que havia numa serra muitas léguas pelaterra adentro, e traziam algumas delas por amostra. E os mesmos índios diziam quedaquelas havia muitas, e que esta serra era mui fermosa e resplandecente.”
*“As incríveis aventuras e estranhos s incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet infortúnios de Anthony Knivet”
As Incríveis Aventuras e Estranhos Infortúnios de Anthony Knivet
Data: 01/01/1625
(.245.
As incríveis aventuras e estranhos s incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet nfortúnios de Anthony Knivet
Página 114

Hoje na História

Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes