Declarava D. Rodrigo, á Camara que contava partir no dia seguinte
18 de março de 1681, terça-feira. Há 343 anos
E si ainda houvesse falta de carregadores mandar-se-ia,atraz do fidalgo, outra turma e recrutar indios ausentes, in- clusive os de S. Catharina de onde se esperavam ainda alguns. A 18 de março de 1681 declarava D. Rodrigo, á Camaraque contava partir no dia seguinte. Perguntaram-lhe os offi- ciaes si ainda lhe faltavam elementos para a jornada “elles esta- vão promtos para todo quanto se offerecesse a bem da dita Jornada.” Respondeu-lhes Castel Blanco que no Armazém dei Reyexistiam vinte e duas cargas entregues ao seu thesoureiro. Otenente general que as fizesse entregar á Camara e esta re- quisitasse a presença de todo o comboio de indios. Pediu ainda D. Rodrigo que se enviasse á Camara de Paranaguá uma carta expedida por sua alteza “com quitações”. Seu escrivão João da Maia entregou neste momento umaarca de tres fechaduras “em que estavam os livros de sua al-
1° de fonte(s) [28297] Estrada Real, Koboyama Data: 15 de fevereiro de 1929, ver ano (78 registros)
A 18 de março imediato declarava D. Rodrigo á Câmara que contava partir no dia seguinte. Perguntaram-lhe os oficiais se ainda lhe faltavam elementos para a jornada "que eles estavão prontos para todo quanto se oferecesse a bem da dita jornada".
Respondeu-lhes Castel Branco que no Armazém del Rey existiam vinte e duas cargas entregues ao seu tesoureiro. O tenente general que os fizesse combolar (?) a câmara a esta requisitasse a presença de todo comboio de índios.
Pedia ainda D. Rodrigo aos camaristas que enviassem á Câmara de Paranaguá uma carta expedida por sua alteza "com quitações".
Seu escrivão João da Maia entregou neste momento uma arca de três fechaduras "em que estavam os livros de sua alteza", um de receita e despesas, rubricado e numerado pelo desembargador Pedro Alvez Secco de Macedo, do Conselho Ultramarino, outros de rol do ponto dos oficiais que trabalharam nas minas, e registro de ordens, de mandados e pagamentos, matrícula da infantaria, registro de cartas e ordens do Príncipe Nosso Senhor, da diligência dos índios em Paranaguá.
Era o seu arquivo até aquela data. Representou a Câmara a "encapacidade" do conselho para o manter a bom recato. Assim buscaria um convento para o guardar. Fechou-se o cofre, cujas três chaves ficaram com o fidalgo e seus dois altos auxiliares, o tesoureiro Manuel Vieira da Silva e o contador Manuel Castanho.
Teria partido D. Rodrigo no dia marcado? É de crer que sim. Deste modo de ver compartilham Ellis e Basílio de Magalhães.