Wildcard SSL Certificates
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
100
Registros (133)




NAO DSSS!!!



Responsável pelo abastecimento de mais de 800 mil pessoas, a represa de Itupararanga enfrenta a maior crise hídrica dos últimos 96 anos, informa a Votorantim Energia, empresa responsável pela gestão do reservatório
30 de dezembro de 202106/04/2024 04:22:45

Represa de Itupararanga
Data: 01/06/1983
Créditos: Projeto Memória / Jornal Cruzeiro do Sul
Vista aérea

Responsável pelo abastecimento de mais de 800 mil pessoas, a represa de Itupararanga enfrenta a maior crise hídrica dos últimos 96 anos, informa a Votorantim Energia, empresa responsável pela gestão do reservatório. Hoje (30) a Prefeitura de Sorocaba, o Ministério Público e a Polícia Ambiental farão uma vistoria na represa. O pedido é para que a população economize água já que o volume útil está abaixo dos 20%.

Por conta da importância da represa, o TBT de hoje é dedicado a ela, que foi inaugurada em 1914. A construção dessa imponente estrutura começou a ser planejada em 1912, após o Estado de São Paulo enfrentar forte crise hídrica. A escassez na oferta de energia elétrica fez, então, a Light -- empresa que detinha a concessão de iluminação pública e de bondes elétricos em terras paulistanas no início do século passado -- projetar uma nova usina hidrelétrica. A obra envolveu mais de 1 mil homens que moraram na região durante a construção. Em 1974, a operação da barragem passou a ser responsabilidade da CBA Companhia Brasileira de Alumínio, do Grupo Votorantim, e assim é até hoje.A capacidade total do reservatório estimada em 355 milhões de litros de água. Para gerar a energia foi preciso represar um trecho do rio Sorocaba. Dessa forma, um paredão de concreto com 415 metros de comprimento e 35 metros de altura foi erguido e criou um espelho d‘água de 33 quilômetros quadrados. Após gerar energia em Itupararanga, a água represada é utilizada pelas pequenas centrais hidrelétricas da Santa Helena e da Votorantim. Na sequência do curso do rio, o líquido é usado para o abastecimento público de Sorocaba e região.O reservatório da barragem, além de atender ao seu objetivo inicial de geração de energia, é importante para outros usos; tais como: abastecimento público, irrigação e lazer. Os Municípios de Sorocaba, Votorantim e Mairinque são os seus principais usuários, e atualmente a Represa atende a uma população de aproximadamente 800 mil pessoas.

A represa de Itupararanga é formada por quatro rios. Um deles é o Sorocabuçu, que nasce em Ibiúna, na região onde se localiza o bairro Verava. O outro é o Sorocamirim, cujas nascentes se localizam nos municípios de Ibiúna e Cotia. Ele recebe as águas dos córregos e rios de Vargem Grande Paulista e São Roque e deságua no rio Sorocabuçu. O terceiro rio da lista é o Una, que nasce em Ibiúna e deságua no Sorocabuçu. Quem também ajuda a formar a represa é o rio Sorocaba, formado pelo Sorocamirim e Sorocabuçu.

A represa faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, criada por meio de uma lei estadual, que abrange 93.403,69 hectares nos municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim. Aproximadamente 2% desse espaço é ocupado pela represa Itupararanga.

Segundo dados do livro Biodiversidade na APA Itupararanga, publicado em 2011, na região há cerca de 360 espécies da flora e mais de 280 espécies de vertebrados terrestres - entre mamíferos, anfíbios, répteis, aves - e peixes. Há registros de animais ameaçados de extinção, como o lobo-guará, e de aves migratórias, que escolhem a região para construir ninhos e se alimentar.Em 2014, quando ela completou 100 anos, o jornal Cruzeiro do Sul publicou um caderno especial sobre a represa, o material pode ser visto pelo link https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/578666/itupararanga-completa-100-anos
Responsável pelo abastecimento de mais de 800 mil pessoas, a represa de Itupararanga enfrenta a maior crise hídrica dos últimos 96 anos, informa a Votorantim Energia, empresa responsável pela gestão do reservatório

Relacionamentos
-
Cidades (5)
sem imagemCotia/Vargem Grande/SP
196 registros
sem imagemIbiúna/SP
109 registros
sem imagemSão Roque/SP
174 registros
Sorocaba/SP
11000 registros
sem imagemVotorantim/SP
225 registros
-
Temas (3)
Itapeva (Serra de São Francisco)
135 registros
Represa de Itupararanga
56 registros
Rio Sorocabuçú
12 registros


Você sabia?Brasilbook.com.br
2 de julho de 1723 (Há 301 anos)
..........

Por me constar que pela vila de Itu passam algumas mulheres mal procedidas brancas, bastardas, e mulatas forras, com o intento de irem para as novas Minas do Cuyabá, de que se seguem graves consequências, muito prejudiciais ao serviço de Deus, e de Sua Magestade, pelas perturbações que costumam causar, assim no caminho, como em semelhantes descobrimentos, pelas dissenções, e desconfianças, que por seu respeito se devem da sua assistência ha de resultar, e ser muito conveniente evitar semelhantes desordens:

Ordeno, e mando, que nenhuma pessoa de qualquer estado, e condição que seja, possa levar em sua companhia para as ditas minas nenhuma mulher branca de suspeita bastarda, ou mulata forra, debaixo da pena de paragem por cada uma que levarem ou lhe for achada em sua companhia, trezentos mil r$ para a Fazenda Real e de terem quatro meses de prisão na fortaleza da Barra Grande da vila de Santos, e qualquer das sobre-ditas que assim forem achadas, irão degradadas para a nova Colônia do Sacramento, e para que chegue a notícia de todos, e não possão alegar ignorância, mandei lançar este banco que se publicará nesta cidade, e depois de regulamentado (...) se publicará nas Vilas de Itu e Sorocaba.




Frases
Brasilbook.com.br
..........

Tudo Sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.

Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios
14/05/2024

erro




Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP