' *Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III - 01/01/1898 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1894
1895
1896
1897
1898
1899
1900
1901
1902
Registros (43)Cidades (45)Pessoas (34)Temas (67)


c
Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III
1898. Há 127 anos
  
  
  
O caminho de São Paulo para o Goayrá, que já existia naquele tempo (1628), seguia por Sorocaba e Itapetininga e atravessava o Rio Tibagy; e por este motivo se passou depois a dar ao Goayrá o nome de Sertão do Tibagy. Nessa região tinham os jesuítas, desde 1560, aldeado enorme quantidade de nativos, por eles catequizados durante quase setenta anos de assíduo trabalho de evangelização. [Página 35]

Jofio Maciel Bacâo, Manoel de Siqueira, Pernâo Malheiros, Thomé Martins Bonilha, Flávio da Costa, Franciseo^^Dias de Oliveira, Balthazar Gonçalves, vSalvador de Miranda, Belchior de Borba, Fernando Munhoz,Francisco Fernandes, Thomé Fernandes da Costa, Manoel de Goés, Matheus Luiz Grou, Luiz Gomes, PedroNunes, Gaspar Affonso, Bartholomeu de Quadros, Pedro do Prado, Francisco Leme, Francisco Gaya, LuizDias Leme, Rafael de Oliveira — o — moço, FranciscoDias, João Ferreira, João Furtado, Bernardo da Motta,João Paes Garcia, Angelo Preto, Mathias de Oliveira,Romão Freire, Diogo Barbosa Rego, Fernão de Siqueira, João Rodrigues de la Penha, João Ribeiro,Ascenso do Quadros, Manoel de Góes Rapozo, Antóniode Siqueira Caldeira, Álvaro Netto, Domingos LuizLeme, Al nso Peres, Francisco Lopes Bravo, AntónioLourenço — o moço, Gaspar Sardinha, João Moreira,João Machado, Manoel Rodrigues, Álvaro Rodriguesdo Prado, Paulo Pereira, João Fernandes Edra, Domingos Fernandes Gigante, Manoel de Arzão, João doPn.d), Fernando Dias Paes(l), Jerónimo de Camargo, Mathias Paes, João Paes, António de Barros daSilva, Gaspar Maciel Aranha, Pedro da Costa, Francis- [Página 77]

A Estrada de São Paulo ao Rio Grande do Sul no século passado

As primeiras expedições feitas pelos antigos paulistas no sertão ao sul da cidade de São Paulo, as do século XVII de que resultou a destruição das missões jesuíticas e bem assim a expulsão dos espanhóis da região ao norte do rio Uruguay, não deixaram vestígios de si na forma de vias permanentes de comunicação, ou de ocupação efetiva do vasto território conquistado.

Por muitos anos depois destes acontecimentos, a posse portuguesa efetiva, fora da zona do litoral, ficou limitada ás vizinhanças da cidade de Sorocaba, estendendo-se talvez ás de Itapetininga no atual estado de São Paulo, e de Curitiba no atual estado do Paraná, não se sabendo se houve, ou não, comunicação por terra entre estes dois centros. [Página 173]

Os mapas antigos não dão detalhes alguns relativos á antiga via de comunicação entre São Paulo e Sorocaba (...) Sobre a data da abertura da estrada que liga São Roque à Sorocaba não se encontra referência alguma. (Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Página 182)

Baruiry merim, que é evidentemente a atual povoação de Baruery na margem direita do Tietê. Barreiros paralá do Mato Payol, deve ser no distrito de Araçariguama, onde o nome Payol é conservado no Córrego do Payol. "Olhos de Água", pequena povoação próxima a tual estação de Dona Catharina no ramal de Itú da estrada de ferro Sorocabana. "Felipe Guental", que deve ser algum pouco antigo perto da cidade de Sorocaba, o qual ficava no ponto intermediário da marcha do 6o. dia.

O mapa de Jean Baptiste Bourguignon d´Anville foi confeccionado com os dados fornecidos pelos jesuítas em 1794 não traz o nome de Sorocaba, mas uma povoação "Cahativa" e um rio "Britida" em posição que corresponde regularmente com a da cidade e rio Sorocaba. Entre esta e São Paulo ha uma povoação chamada São Felippe. (Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Página 183)



41 de 43

Destaques

select * from fontes where report = 24548 order by data asc
400
•   01/01/189801/01- Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III

1549
•   01/01/189801/01- Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III

1560
•   01/01/189801/01- Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III
•   01/01/189801/01- Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III

1618
•   01/01/189801/01- Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III

1626
•   01/01/189801/01- Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III

1628
•   01/01/189801/01- Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III
•   01/01/189801/01- Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III

1794
•   01/01/189801/01- Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo. Volume III

Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
29059 registros, 15,193% de 191.260 (meta mínima)
663 cidades
3689 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP