Ilha Comprida (SP) - HistóriaA ocupação da Ilha Comprida remonta da pré-história, como registram cerca de 28 sambaquis catalogados em todo o município - montes de conchas, ossadas e artefatos produzidos pelos homens canoeiros, conchófagos e ictiógagos, que habitavam a região a milhares de anos.
Quando da chegada dos portugueses, a região era ocupada por índios tupis. Existem indícios de que o primeiro homem branco que lá chegou foi um aventureiro, português, expulso de sua Pátria por problemas religiosos, que se chamava Cosme Fernandes, o "Bacharel".
Ele teria chegado à região em 1502, na Armada do espanhol Américo Vespúcio, e foi aprisionado pelos índios tupis, de quem ganhou confiança a ponto de se casar com a filha do cacique, Caniné. Em 1531, a esquadra de Martim Afonso de Souza chega na Ilha do Bom Abrigo. O navegador português funda a vila que deu origem a Cananéia, também conhecida como Maratayama, ou Vila dos Tupis, que ficava na atual zona sul da Ilha Comprida.
Em 1602 o povoado de Maratayama foi transferido para Cananéia, onde hoje é o sítio Boa Vista. Os pequenos núcleos da Ilha estavam estrategicamente localizados na divisa do Tratado de Tordesilhas, e eram palco de muitas lutas entre portugueses, espanhóis e até franceses. Entre 1533 e 1534, chega a Ilha Comprida o espanhol Ruy Mosquera, que constrói um forte (hoje em ruínas) que leva o seu nome, na Ponta da Trincheira. Essa talvez seja a primeira fortificação construída na Capitania de São Vicente, mas hoje já foi totalmente destruído pela movimentação das marés. Em 1770 é fundada a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, às margens do Mar Pequeno, onde hoje é Vila Nova, que chegou a ter Câmara de Vereadores, igrejas e cemitério. Em 1779 foi extinta, permanecendo como ponto de parada para correio e viajantes, se tornando mais tarde uma vila de pescadores. No começo do século XX, a vila de Pedrinhas começou a ser formada através da pesca e do extrativismo e em 1938 o território de Ilha Comprida é dividido em 70% para Iguape e 30% para Cananéia. Já em 1987 a Ilha Comprida é declarada Área de Proteção Ambiental Estadual (APA). Através de um plebiscito realizado em 27 de outubro de 1991, a cidade é emancipada e a promulgação se dá em 5 de março de 1992, data oficial da fundação do município, que foi elevado à condição de Estância Balneária em 07 de dezembro de 1994.