Começára-se a abrir de Cananéa para os campos de Curytiba(1793) um caminho atravez da serra, a bem do transito publico, o do trafico commercial que começava do litoral para cima da Serra; e constando isto ao governador, ordenou que se suspendesse essa obra, por que serviria o caminho de « asylo aos criminosos, e de extravio aos géneros sujeitos a
.Acossados como sempre foram os Índios selvagens por grupos armados com o nome de bandeiras, que invadiam os sertões quase sempre com o único fito de matal-os ou captival-os, pela culpa original de não pertencerem á raça branca, algumas tribos dessa gente assentaram seus alojamentos nas matas que se estendem de Sorocaba á Itapeva, e bastou isso para incutirem medo aos habitantes daqueles logares, pois não consta que da parte dos adventícios houvesse hostilidade alguma.
Informado daquela occupação o governador ordenou ao coronel Francisco Fiúza, que, en- trando nessas matas com homens armados, fosse atacar os Índios de modo a exterminal-os ou a expellil-os dos seus alojamentos para que os moradores daquellas pa- ragens pudessem viver desassombrados.
Quadro histórico da província de S. Paulo até o anno de 1822
Créditos / Fonte: José Joaquim Machado d´Oliveira 1790-1867
Página 180
1° de fonte(s) [25423] Quadro histórico da província de S. Paulo até o anno de 1822, 1897. José Joaquim Machado d´Oliveira (1790-1867) Data: 1867, ver ano (102 registros)
Começára-se a abrir de Cananéa para os campos de Curytiba (1793) um caminho atravez da serra, a bem do transito publico, o do trafico commercial que começava do litoral para cima da Serra; e constando isto ao governador, ordenou que se suspendesse essa obra, por que serviria o caminho de "asylo aos criminosos, e de extravio aos géneros sujeitos a direito".
Acossados como sempre foram os Índios selvagens por grupos armados com o nome de bandeiras, que invadiam os sertões quase sempre com o único fito de matal-os ou captival-os, pela culpa original de não pertencerem á raça branca, algumas tribos dessa gente assentaram seus alojamentos nas matas que se estendem de Sorocaba á Itapeva, e bastou isso para incutirem medo aos habitantes daqueles logares, pois não consta que da parte dos adventícios houvesse hostilidade alguma.
Informado daquela occupação o governador ordenou ao coronel Francisco Fiúza, que, entrando nessas matas com homens armados, fosse atacar os Índios de modo a exterminal-os ou a expellil-os dos seus alojamentos para que os moradores daquellas paragens pudessem viver desassombrados.