Vida e morte do bandeirante, 1929. José de Alcântara Machado
1929. Há 96 anos
•
•
•
Não admira que sejam mesquinhas em quantidade e qualidade as bibliotecas particulares. Biblioteca é palavra muito grande para coisa tão pequenina. Quinze, por junto, os espólios em que se descrevem livros. Cinquenta e cinco, apenas, os livros de ler, deletra redonda, que vêm arrolados.
A maioria se compõe de devocionários e produções de literatura religiosa. Vários exemplares de Horas de rezar em linguagem; alguns confessionários, entre os quais a Instrução dos confessores; o Retábulo da vida de Cristo; os Mistérios da Paixão; a Aplicação da bula da Cruzada; um Livro de São José e outros de Sermões, inclusive os Ditames do Padre Eusébio e os Sermões da Semana Santa; o Despertar cristão, o Floro cristiano, as Orações evangélicas, a Vida de São Bento, a de Santa Rosa, a Festividade de Cristo, a Postila de Deus. Afamosa Imagem da vida cristã, de Heitor Pinto, se nos depara duasvezes, e é decerto o mesmo livro da vida cristã, indicado em outroinventário. No gênero dos anteriores se incluem provavelmenteo Livro de concertos, o Contentis mundi, os Cristais d’alma, tambémmencionados.
Representam a literatura profana uma Crônica do grão-capitão, em que se vislumbra sem dificuldade o panegírico de Gonçalo de Córdova,el Gran capitan, porseu companheiro de armas Fernando Perez del Pulgar; um volume de Fernão Mendes Pinto, que talvez seja das Peregrinações; as Novelas, de Miguel de Cervantes; o Fralsantonio, de Vilhegas, e outro do mesmo autor, cuja intitulação é indecifrável.
Esse Vilhegas pode ser Esteban Manuel de Vilhegas,escritor castelhano coetâneo, ou mais provavelmente Quevedo yVillegas, autor da História y vida del gran Tocaño Ilamado Buscon,romance burlesco publicado em 1626. No espólio de ManuelVandala há um volume de título truncado: “La divina...”. Dar-se-áque o poema do Alighieri tenha leitor em São Paulo?São trabalhos didáticos o Epítome historial, o Flora histórico, aProsódia, o Tratado prático de aritmética. Deles se aproximam, possivelmente, a Cartilha pastoril, o Repertório, os Segredos da natureza. [Página 67]
Comprar livros no Google PlayProcure a maior eBookstore do mundo e comece a ler hoje na web, no tablet, no telefone ou eReader.Ir para o Google Play agora »Livros no Google PlayVida e morte do bandeiranteCapaAlcântara Machado, José de Alcântara Machado
1° de fonte(s) [29687] Como os bandeirantes, cujas homenagens hoje são questionadas, foram alçados a “heróis paulistas”. Edison Veiga, de Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil Data: 20 de junho de 2020, ver ano (241 registros)
Taunay não foi o único a definir o bandeirante. Outra obra de referência nesse quesito é "Vida e Morte do Bandeirante", publicada em 1929 pelo jurista e escritor José de Alcântara Machado de Oliveira (1875-1941).
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.