Representação dos oficiais da Câmara de Santa Ana de Parnaíba, informando D. João V sobre o conceito em que tinham o Governador e Capitão-General da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Meneses - 26/10/1728 de ( registros)
Representação dos oficiais da Câmara de Santa Ana de Parnaíba, informando D. João V sobre o conceito em que tinham o Governador e Capitão-General da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Meneses
26 de outubro de 1728, terça-feira. Há 296 anos
Representação dos oficiais da Câmara de Santa Ana de Parnaíba, informando D. João V sobre o conceito em que tinham o Governador e Capitão-General da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Meneses, o qual durante os sete anos de seu governo demonstrou a maior competência, lhaneza de caráter, exatidão e elevação moral.
Estabeleceu as minas de Cuiabá, animou os descobrimento de Paranapanema, e a "entrada", para Goiás mostrando o maior desinteresse e honestidade. Demonstravam ressentimento para com o novo governador, Antônio da Silva Caldeira Pimentel, pelo despotismo com que os trata, obrigando-se a contribuir para os chapéus da princesa, além das suas possibilidades.
Mostram-se ofendidos com a perseguição que lhes movia, inferiorizando-se perante os visitantes e aos do reino. Afirmaram a sua lealdade e desejo de servir o Rei, em qualquer serviço e, para as conquistas foram os pioneiros das Minas Gerais, Cuiabá, Paranapanema e Goiás.
O governador Rodrigo César de Meneses, que se encontrava em Cuiabá, por ordem do Rei, podia confirmar aquelas declarações. Porém a união das minas de Goiás ao Cuiabá, e a recondução de Rodrigo César de Meneses ao governo da Capitania.