' Curiosidades sobre o Tratado de Tordesilhas - 17/07/2024 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2020
2021
2022
2023
2024
100
150
200
203
Registros (452)PessoasCidades
EDITAR
Curiosidades sobre o Tratado de Tordesilhas
17 de julho de 2024Hoje na his - 51
Fontes (8)

Em qual cidade?

Tietê ontem e hoje: preservação ou mudança toponímica e a legislação do ato de nomear. Uma proposta de Lei, 2008. Ideli Raimundo di Tizzio, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências HumanasPelo Tratado de Tordesilhas (1493 - 1640) cabiam à Coroa de Portugal as terras descobertas, apenas, até a atual cidade de Itu. [27037]

O Meridiano de Tordesilhas segundo diferentes geógrafos
25/08/2022
Créditos/Fonte: Revista IstoÉ, Editora Três (2000)
(mapa

Luís Castanho de Almeida (1904-1981)

Desde então era uma vez São Felipe! Se o povo ficou chamando Itavuvu, inventou ainda outro nome: é o bairro dos Quartéis, por causa de umas ruínas até hoje existentes. Era de fato aquele povoado o mais próximo, então dos castelhanos e dos imensos povos de nativos contra quem era mister previdência, tal como Piratininga foi também fortificada.Explicará essa existência de pequena fortaleza sobreviver no mapa de D´Anville em 1733? Não porque João Cabral Camelo, em manuscrito descoberto pelo sorocabano Varnhagen, por ali passou em 1727 e só viu mataria virgem até o Tietê.O mapa de Gusman encerra um erro grave que é uma verdade que desfigurou. Quanto mais podemos adiantar-nos no emaranhado das fontes, afirmamo-nos na certeza de que as expedições do ciclo do Guairá passaram por Sorocaba (então Ypanema e São Felipe), num caminho terrestre que era o mesmo antigo de São Tomé, dos nativos, e que os primeiros sorocabanos organizaram bandeiras que partiam por terra procurar o Paranapanema.Uma vista rápida sobre esse mapa nos mostrará as reduções do Guairá em frente a Sorocaba. E o rio Sorocaba incrivelmente afluente do Paranapanema! E, pior, da margem esquerda.O fazedor da carta geográfica interrogou viajantes, estes disseram: De São Felipe chega-se ao Paraná, pelo Paranapanema.Mais que depressa, o rio de Sorocaba passou a cair no Paranapanema. Uma verdade que se abusou...O caminho das bandeiras que destruíram o Guairá só podia ser esse mesmo peabirú, depois estrada de tropas com encruzilhada em Itapetininga.

HORIZONTAL

Nevou em Apiaí17 de julho de 1975

Eduardo Bueno

O Brasil era basicamente ocupado por tribos do grande grupo Tupi-Guarani. Tupi quer dizer "O povo". Tapuia, seus inimigos, "os outros". Todo o litoral, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, era habitada pela nação Guarani, que ocupava grande parte da "Mesopotâmia" dos rios Paraná e Paraguai. Todo o Paraguai era a cerne da nação Guarani. Parte do oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, oeste do Rio Grande do Sul. Onde os jesuítas criariam os trinta povos Guaranis.

A tragédia épica que eu quero falar é de uma outra nação indígena, nações na verdade, que viviam onde o Brasil já não era mais Brasil. Fica na cara que o Brasil não é mais Brasil. O Brasil deveria acabar no vale do Paranapanema.

Que é o vale que separa São Paulo do Paraná. Dali para o sul, era "outro povo" já antes da chegada dos europeus. Outra "vibe", outra energia. Na verdade, abaixo do trópico de Capricórnio encontra-se o Brasil subtropical. Viviam alí os Carijós, chamados "melhor gentio da costa".


artas, informações, fragmentos históricos e sermões do...1933Informação do Brasil e de suas Capitanias, 1584

A Baía e Rio de Janeiro são d´El-Rei e cidades e todas mais capitanias são de senhorios e vilas. De Pernambuco que é a primeira capitania, está em oito graus, até São Vicente é a última e está no Trópico de Capricórnio quase em 24° graus, pode haver 350 léguas por costa correndo-se de Norte-Sul, Nordeste-Sudoeste, e de São Vicente até a lagoa dos Patos, onde começa a nação dos Carijós que sempre foram da conquista de Castela, pode haver 90 léguas pelo mesmo rumo.Todo êste gentio desta costa, que também se derrama mais de 200 léguas pelo sertão, e os mesmos Carijós que pelo sertão chegam até ás serras do Perú, teem uma mesma língua que é grandíssimo bem para sua conversão. Entre eles pelos matos ha diversas nações de outros bárbaros de diversíssimas línguas a que êstes nativos chamam Tapuias, que quer dizer escravos, porque todos os que não são de sua nação teem por tais e com todos teem guerra. Dêstes Tapuias foi antigamente povoada esta costa, como os nativos afirmam e assim o mostram muitos nomes de muitos lugares que ficaram de suas línguas que ainda agora se usam; mas foram se recolhendo para os matos e muitos deles moram entre os nativos da costa e do sertão. Estes, posto que têm alguma maneira de aldeias e roçarias de mantimentos, é contudo muito menos que os nativos e o principal de sua vida é manterem-se de caça e por isso têm uma natureza tão inquieta que nunca podem estar muito tempo num lugar, que é o principal impedimento para sua conversão, porque alioquin é gente bem inclinada e muitas nações deles não comem carne humana e mostram-se muito amigos dos Portugueses, dizendo que são seus parentes e por meio deles tem pazes com os nativos que tratam com eles, de que antes eram inimigos. Só uma nação destes que chamam Guaimuré, que ao princípio foram amigos dos Portugueses, são agora crudelíssimos inimigos, andam sempre pelos matos e tem posto em grande aperto a capitania de Porto Seguro e Ilhéus, e já quase chegam á Baía. [Página 302]Dos costumes dos BrasisDesde o rio do Maranhão, que está além de Pernambuco para o Norte, até a terra dos Carijós, que se estende para o Sul desde a alâgoa dos Patos até perto do rio que chamam de Martim Afonso, em que pode haver 800 léguas de costa, em todo o sertão dela que se estenderá com 200 ou 300 léguas, tirando a dos Carijós, que é muito maior e chega até ás serras do Perú, ha uma só língua.XXXIX - Informação do Brasil e de suas Capitanias (1584)Todos estes ordinariamente andam nus, ainda que os Carijós e alguns dali para avante,por ser terra muito fria, usam de peles de veados e outros animais que matam e comem, e as mulheres fazem uns como mantas de algodão que cobrem meio corpo. [Cartas,informações, fragmentos históricos e sermões do Padre José de Anchieta (1554-1594), 1933. Páginas 328 e 329]ANALFABETISMOJorge Caldeira:

"O analfabetismo é seguramente um aspecto mais negativo da vida brasileira. Portugal, e é Portugal, não é outra coisa, adotou uma política miserável de alfabetização e de conhecimento da escrita no Brasil. Até 1808 ninguém conseguiu instalar uma tipografia no Brasil, todo mundo que tentou foi preso, processado, a tipografia destruído e mandada para Lisboa.

Primeira máquina de impressão instalada no país
1808 (Há 216 anos)
Fontes (2)

O governo português não deixou instalar uma única faculdade no Brasil mesmo quando tinha dinheiro. Em 1630 já tinha dinheiro suficiente em Salvador e as pessoas queriam instalar uma faculdade, para as pessoas terem educação superior no Brasil. A licença foi negada e todas as licenças foram negadas. Só em 1808 se instalou o primeiro curso, que foi de Medicina lá na Bahia.

Só conseguimos formar Universidade no século XX. Tinha 26 universidades na América hispânica, a primeira de 1540. Essa é uma coisa que nós recuperamos muito devagar. E esse livro é assim é surpreendente porque, antropologia e econometria, permitem enxergar o analfabeto. A documentação para alfabetos e analfabetos são instrumentos tradicionais."
[26431]

Primeira universidade
1540 (Há 484 anos)
Fontes (2)

RELIGIÃO

Isso era a política mais draconiana, criminosa, com relação ao conhecimento escrito no Brasil. Enquanto na América hispânica, para não dizer que é uma política geral, tinha gráfica e imprimindo bíblias em guarani nas reduções dos índios e os índios Guarani eram alfabetizados. Tinha jornal diário em Lima.

De acordo com a Sociedade Bíblica do Brasil, a primeira edição da Bíblia completa em português foi publicada
1753 (Há 271 anos)
Fontes (1)

vertical

DIFERENÇAS

Há variações entre América espanhola a portuguesa. Sergio Buarque de Holanda mostra isso de forma admirável, a diferença entre o ladrilhador e o semeador. Portugal tende a se inserir na paisagem, enquanto a Espanha tende a marcar a paisagem, o que aparece nas cidades das Américas espanholas e portuguesas. Em comparação, as cidades espanholas tinham mais planejamento que as portuguesas, estas geralmente são mais rurais que urbanas.(...) Mariana, em 1746, é a primeira povoação predominantemente portuguesa, isso por causa da mineração (...) [27963]

ESCOLAS A primeira escola da floresta acaba de ser inaugurada no interior do Amazonas. O programa do governo estadual tenta diminuir os autos índices de analfabetismo nas regiões mais afastadas de Manaus.

E para chegar até aqui só existem dois modos, de barco ou de avião anfíbio. Só para se ter uma ideia, a cidade mais próxima aqui da comunidade fica a cerca de 50 minutos de lancha, de lá, são mais 247 quilômetros até a capital do Estado do Amazonas.

No coração da Amazônia foi construída a primeira escola da floresta, com capacidade para 200 alunos de todas as idades. Toda e estrutura, 100% sustentável, foi levantada com madeira de remanejo florestal. Rosenilda Vieira sonha em sem advogada, ela é aluna do terceiro ano. Toda a sua família também já estava matriculada.

"Eu tenho 46 anos, mas nada é impossível, né? Meu sonho era esse."

O espaço orfecere dormitórios, sala de informática com internet, biblioteca e professores qualificados, o que vai ajudar a diminuir o índice de analfabetismo da região.

Valquinho Zuane, diretor da Escola da Floresta

"Muitos alunos deixam de estudar por conta da distância da sede, os familiares não tem casa para ficar na cidade."

Com uma escola pertinho de casa agora Adriane não vai mais precisar viajar até a capital para terminar os estudos.

"Realizar um sonho que eu sempre tenho, ajudar meus pais e fazer as coisas, é um sonho para a gente."


FONTE:25405
LUCIA!
LUCIA!

1° fonte
Ainda Anchieta, em suas Informações, mencionava: os “ín...
1584


len:

2° fonte
“Sorocaba e os castelhanos”, Aluísio de Almeida, codino...
1 de setembro de 1940


len:

3° fonte
Tietê ontem e hoje: preservação ou mudança toponímica e...
2008


len:

4° fonte
“Portugal e Brasil: Antigo sistema colonial”; Fernando ...
2016


len:

5° fonte
Programa Roda Viva, 05.02.2018. Jorge Caldeira
5 de fevereiro de 2018


len:

6° fonte
Índios do Sul, Eduardo Bueno, 13.02.2019, youtube.com/w...
13 de fevereiro de 2019


len:

7° fonte
2390 style='text-decoration:none;'>Jornal da Band: "Uma escola no coração da floresta"
2390 style='text-decoration:none;'>17 de julho de 2024


len:


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP