Segunda jornada de Sorocaba para o morro a observar os arredores dele do lado do sul
24 de fevereiro de 1803, quinta-feira. Há 221 anos
Fontes (1)
1° de fonte(s) [13331] Roteiros e notícias de São Paulo colonial (1751-1804) Data: 1977, ver ano (93 registros)
Segunda jornada de Sorocaba para o morro a observar os arredores dele do lado do sul
O terreno de toda esta digressão é o já mencionado. Somente em alguns jugos vi descobertos bancos de chisto argiloso, paralelos ao horizonte, com a direção já dita, alternando com os do chisto novacular; em outros jugos mais elevados bancos de grés esbranquiçado.
No cimo de um deles acha-se uma lagoa não pequena, e algum tanto piscosa, que conserva as águas inda no tempo das secas; à esquerda dela em não pequena distância, junto a uma quebrada, por onde passa um córrego, que deságua no Ipanemerim, isto é, cabeceiras do Ipanema, observa- se um terreno turfáceo assaz denegrido, no qual será bom fazer uma sonda:
este terreno turfáceo entranha-se muito, como se vê naquelas partes, em que foi profundamente desmoronado por efeito das enxurradas, provenientes das grandes pancadas de água, que acompanham as trovoadas, tão usuais neste país, particularmente na estação do calor, facilitam a cultura das terras, e por conseguinte as fertilizam. Quanto aos arredores deste rio, estão cobertos de bosques desvairados.